Análise

Vannuchi alerta para ‘danos irreversíveis’ da política de ajuste fiscal

Para comentarista, medidas afetam diretamente os trabalhadores, base de apoio da presidenta

São Paulo – O analista político da Rádio Brasil Atual, Paulo Vannuchi, questiona hoje (22), em seu comentário, até que ponto a presidenta vai conseguir estabelecer o diálogo com o mercado sem sofrer “danos irreversíveis em seu ativo mais importante”, o apoio das classes populares.

Vannuchi entende que as novas regras para concessão de benefícios sociais, a elevação de impostos sobre importação e movimentações financeiras e a elevação da taxa básica de juros fazem parte de um esforço para melhorar as contas públicas e resgatar a confiança dos empresários e investidores. Contudo, o analista lembra que tais medidas não contribuem para a retomada do crescimento. Além disso, observa ele, todo o esforço fiscal em arrecadar mais e gastar menos torna-se inócuo com o aumento na taxa básica de juros em meio ponto percentual ontem.

“O empresário investe se sente que haverá uma demanda crescente. As medidas, até agora, e que aparentemente seguirão sendo anunciadas, vão todas na contra mão disso”, afirma o comentarista político.

“Ela podia, por exemplo, ter autorizado a correção na tabela do imposto de renda (em 6.5%)”, avalia Vannuchi, para quem todas essas medidas adotadas até agora afetam o trabalhador, “não o banqueiro”.

Leia também

Últimas notícias