Uma das metas é acabar com a pobreza extrema na próxima década, diz Dilma

Pré-candidata defendeu foco no planejamento (Foto: Divulgação/RBS) São Paulo – A pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, disse que o Brasil precisa concentrar o seu planejamento na […]

Pré-candidata defendeu foco no planejamento (Foto: Divulgação/RBS)

São Paulo – A pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, disse que o Brasil precisa concentrar o seu planejamento na busca por metas que acabem, por exemplo, com a pobreza extrema. A ex-ministra da Casa Civil participou do programa Painel RBS, da emissora TVCOM, no Rio de Grande do Sul, nesta quarta-feira (12).

“O Brasil hoje pode erradicar a podreza extrema nessa decada que se inicia. Para isso precisamos de metas plurianuais nessa direção”. Mas para isso, ressaltou a pré-candidata será necessário continuar a atual política, exemplificando com o estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que divulgou no início do ano uma análise em que o país alcançará em 2016 uma taxa de poberza absoluta de 4%.

São consideradas pobres extremas pessoas que recebem até 25% de um salário mínimo por mês, enquanto os pobres absolutos dispõem mensalmente de até 50% de um salário mínimo.

“Se projetados os melhores desempenhos brasileiros alcançados recentemente em termos de diminuição da pobreza e da desigualdade (período 2003-2008) para o ano de 2016, o resultado seria um quadro social muito positivo. O Brasil pode praticamente superar o problema da pobreza extrema, assim como alcançar uma taxa nacional de pobreza absoluta de apenas 4%, o que significa quase a sua erradicação”, diz o texto do documento.

Além da pobreza, Dilma Rousseff também destacou a importância de se atingir a excelência em serviços essenciais, como o tratamento de água e esgoto. “Vamos aproveitar o que o governo Lula construiu para dar um salto. Você não tem futuro se não construir as condições no presente”, disse.

A pré-candidata do PT está em visita de dois dias ao Rio Grande do Sul. Já o pré-candidato do PSDB, que também havia sido entrevistado no mesmo programa, cumpre agenda em São Paulo. A pré-candidata pelo PV, Marina Silva, participou de programa de rádio no Rio Grande do Norte.