Ilegal

TCU indica possível crime de Bolsonaro e pede devolução de joias em 15 dias

Parecer do Tribunal de Contas da União (TCU) aponta para possível peculato na tentativa de Bolsonaro de ficar, ilegalmente, com presentes

Agência Brasil
Agência Brasil
A decisão tem base em um parecer técnico do órgão e reforça decisão cautelar anterior, de março deste ano

São Paulo – O Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou hoje (4) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) devolva em 15 dias joias e armas que ele desviou do patrimônio público. O órgão aponta para possível prática de peculato. Trata-se de um crime praticado por funcionários públicos — neste caso o ex-presidente — de pegar para si coisa pública de forma ilegal. Em termos mais simples, algo entre corrupção e furto.

A decisão tem base em um parecer técnico do órgão e reforça decisão cautelar anterior, de março deste ano, do ministro Augusto Nardes, relator do processo. Na ocasião, o ministro apontou que o caso “revela elevada gravidade. Seja pelo valor dos objetos, seja pela relevância dos cargos dos eventuais autores das irregularidades”. Então, obrigaram Bolsonaro a entregar parte dos itens à Caixa Econômica Federal e outra parte para a Polícia Federal.

Itens desviados por Bolsonaro

Já a decisão de hoje fala diretamente “ao ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro. Para que, no prazo de 15 dias, entregue à Presidência da República, todos os itens de seu acervo documental privado. Bem como os objetos recebidos a título de presentes em função da condição de Presidente da República, que não registraram devidamente no sistema”.

Entre os itens, relógios de alto valor, armas sauditas de coleção e tiragem limitada, além de uma estátua de cavalo. Dentro desta estátua, a comitiva de Bolsonaro escondeu mais joias com a finalidade de enganar a Receita Federal. Esta ação, em teoria, poderia ser considerada como outro crime: descaminho. Agora, a indicação é para que o ex-presidente entregue todos os bens, mesmo aqueles sob custódia por força liminar, de forma definitiva ao seu verdadeiro dono, o povo brasileiro.

“Constatou-se que os itens apreendidos pela Receita Federal são, na realidade, bens públicos da União, ainda que pendentes da devida incorporação pela Presidência da República. Por fim, verificou-se que os bens entregues pelo ex-presidente da República à Caixa Econômica Federal, por força de medida cautelar adotada por esta Corte, revestem-se de características que os tornam bens públicos […] razão pela qual sua destinação ao acervo documental privado do ex-presidente da República, sr. Jair Messias Bolsonaro, deve ser revista”.