Tarso Genro tenta garantir vitória em 1º turno

Imagens de comício com Lula são aposta do petista. Para forçar segundo turno, Yeda aposta em material impresso e Fogaça mobiliza militância do PMDB

Imagens do comício de sexta, com Lula, são arma do petista na reta final (Foto: Divulgação)

Rio de Janeiro – O favoritismo é todo de Tarso Genro. Se as pesquisas se confirmarem, o petista será eleito governador do Rio Grande do Sul no primeiro turno. Para consolidar sua vantagem, Genro usou a arma mais eficiente dessas eleições: a presença do presidente Lula e da candidata Dilma Rousseff (PT) no palanque.

Na sexta-feira (24) o Genro promoveu um comício no centro do Porto Alegre, que contou ainda com a presença dos candidatos ao Senado pela chapa, Paulo Paim (PT) e Abgail Pereira (PCdoB). A organização estima que 30 mil pessoas compareceram ao evento. O comício será usado nos últimos programas de TV. Além disso, o candidato realiza mais um comício hoje (27), em Caxias do Sul, e pelo menos mais duas caminhadas em Porto Alegre.

As campanhas de Yeda Crusius (PSDB) e José Fogaça (PMDB) buscam alternativas para tentar
reverter a tendência de vitória petista logo no primeiro turno. A governadora Yeda Crusius (PSDB), candidata à reeleição, vai intensificar a distribuição de material de campanha. Sua equipe vai distribuir jornais com comparações entre seu governo e as anteriores do PT (Olívio Dutra) e do PMDB (Germano Rigotto).

No domingo (26), a terceira colocada nas pesquisas promoveu, pelas ruas de Porto Alegre, uma “carreata da vitória”. Segundo a campanha, cem carros “invadiram” as ruas da capital gaúcha com bandeiras azuis e amarelas.

Já o PMDB prepara uma intensificação das ações de campanha. Além de uma mobilização mais forte de militantes, o partido prepara ações corpo a corpo com Fogaça. Amanha (28), por exemplo, o
candidato participa de uma caminhada no centro de Porto Alegre.