Serra e Haddad são mais citados em redes sociais. Tucano tem a maior rejeição

Pesquisa de site de monitoramento apurou que Serra (55%), Soninha e Netinho (ambos com 47%) têm mais menções negativas. Para Haddad (56%) e Chalita (55%), predomina a neutralidade

São Paulo – José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT) foram os pré-candidatos à prefeitura de São Paulo mais mencionados nas redes sociais nos primeiros 15 dias de abril. O levantamento foi divulgado hoje (9) pelo site Scup, especializado em monitoramento das redes, especialmente para atender ao mercado publicitário. Uma amostra de 12.565 menções avaliadas por Mariana Oliveira, pesquisadora da agência Ogilvy, detectou que o tucano e o petista concentram, de maneira equilibrada, 75% das menções, sendo 38% para Serra e 37% para Haddad.

 

View more presentations from Scup

 O ex-governador é citado negativamente por quase 55% dos usuários das redes, tem 12% de comentários positivos e 33% imparciais. Para Haddad, predomina a neutralidade – em 56% dos comentários –, seguida de 32% de críticas e 12% de menções positivas.

O nome de Gabriel Chalita, pré-candidato do PMDB, aparece em 11% das citações, entre as quais também prevalece a neutralidade (55%) e destaca-se a elevada proporção de menções favoráveis (35%). Netinho de Paula (PCdoB), com 9% das citações, e Soninha Francine (PPS), 5%, tiveram quase metade (47%) das conversas no Twitter, Facebook e nos blogs avaliados temperada com comentários negativos.

O livro “Privataria Tucana”, a renúncia à prefeitura para disputar o governo do estado e o bicheiro Carlinhos Cachoeira são os itens mais associados às críticas a Serra. Para Haddad, comentários referentes ao Enem, ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao kit anti-homofobia proposto em sua gestão no Ministério da Educação são os mais presentes nas menções negativas.

Leia análise completa dos números no blog do Scup.

 

Leia também

Últimas notícias