Bolsonarista

Senador vai denunciar pastor André Valadão, que incitou homofobia

Pastor pregou o extermínio da população LGBT+ durante culto nos Estados Unidos. “Se eu pudesse, matava tudo e começava de novo”

Reprodução/Youtube/Marcos Oliveira/Agência Senado
Reprodução/Youtube/Marcos Oliveira/Agência Senado
"Em um país onde tanto se mata LGBTQIA+, André Valadão não pode falar em nome de Deus", afirmou Contarato (PT-SE)

São Paulo – O líder do PT no Senado, Fabiano Contarato (ES), anunciou nesta segunda-feira (3) que vai entrar com representação criminal contra o pastor André Valadão. Durante pregação dominical na Igreja Batista da Lagoinha, em Orlando, nos Estados Unidos, o pastor bolsonarista disse que o casamento homoafetivo abriu as portas para comportamentos “horrorizantes”. E incitou os evangélicos a matarem homossexuais.

“Esta porta foi aberta quando tratamos como normal aquilo que a Bíblia já condena. Agora é a hora de tomar as cordas de volta e dizer: Pode parar, reseta! Mas Deus fala que não pode mais”, afirma o pastor. “Ele diz, ‘já meti esse arco-íris aí. Se eu pudesse, matava tudo e começava de novo. Mas prometi que não posso’, agora tá com vocês”, afirmou Valadão. Ele foi aplaudido pelos fiéis e insistiu: “Você não pegou o que eu disse: agora está com você. Eu vou falar de novo: está com você”.

Único LGBT+ assumido no Senado, Contarato reagiu: “Por tudo que sou, pelo que acredito, pela minha família e por tudo que espero para a sociedade, não posso me calar diante do crime praticado por André Valadão”. Disse que vai processar o pastor criminalmente. Além disso, ressaltou que Deus jamais incentivaria discurso de ódio e nem assassinatos em massa.

Mais reações

Devido aos ataques homofóbicos, Valadão ocupou o topo dos assuntos mais comentados no Twitter durante a tarde. Assim como Contarato, outros políticos reagiram. Para a presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), ele tem que ser punido por incitar a violência contra homossexuais. “Mentiu sobre Lula fechar igrejas nas eleições e continua praticando crimes. Não pode usar o nome de Deus pra pregar a violência.”

Do mesmo modo, para a deputada Maria do Rosário (PT-RS), o pastor bolsonarista incentiva o genocídio. Ela manifestou solidariedade à população LGBT+ diante dos ataques. “Este ser se diz pastor, mas não prega o amor ao próximo e a empatia, e sim o contrário”. Já a deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP) chamou o pastor e covarde por se aproveitar do fato de estar em outro país para incitar os fiéis a matar LGBTs.

Histórico de ataques

Este não é o primeiro ataque de Valadão à comunidade LGBT+. No início do junho, ele também conduziu um culto intitulado “Deus odeia o orgulho”, em referência ao mês do orgulho LGBT+. Durante a pregação, ele afirmou que os evangélicos acreditam no “poder do arrependimento’’, contribuindo para o estigma de que a orientação sexual seria uma questão de escolha.

Na ocasião, a deputada Erica Hilton (Psl-SP) denunciou Valadão ao Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG). Isso porque a Igreja Batista da Lagoinha tem Belo Horizonte como sede. “Deus não odeia o orgulho. Quem odeia a diversidade são os farsantes e mercadores da fé, que não perdem a oportunidade de pregar o ódio contra populações vulneráveis, espalhando desinformação e estereótipos”, afirmou a parlamentar, em nota.


Leia também


Últimas notícias