Aliados

Rodrigo Maia abre agenda em visita de agradecimento a Aécio Neves

'Eu não poderia deixar de, assim que saísse de casa hoje, visitar quem construiu comigo essa vitória', afirmou novo presidente da Câmara dos Deputados

Antonio Cruz/Agência Brasil

Novo presidente da Câmara dos Deputados e senador do PSDB trocaram elogios após encontro

São Paulo – O deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) inaugurou hoje (14) sua agenda como presidente da Câmara com uma visita ao senador Aécio Neves (PSDB-MG), no gabinete do tucano. O objetivo foi agradecer o apoio a sua eleição. “Eu não poderia deixar de, assim que saísse de casa hoje, visitar quem construiu comigo essa vitória. Essa vitória eu devo a todos, mas na origem, devo a Aécio Neves”, justificou Maia.

“Nós, deputados e senadores, vamos trabalhar juntos, construir pautas em conjunto para que a gente possa superar a crise, reformar muitos temas no Brasil em conjunto. É fundamental que Câmara e Senado voltem a ter um diálogo saudável, o que deixamos de ter há muito tempo”, disse ainda. Maia visita na tarde de hoje o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na companhia de Aécio.

Segundo o deputado, ele e o senador falaram sobre reforma política. “Talvez seja, fora dos temas econômicos, uma agenda urgente para que Câmara e Senado juntos possam debater e fazer mudanças um pouco mais profundas no sistema eleitoral brasileiro”, afirmou.

A troca de afagos contou com elogio do tucano. “A eleição de Rodrigo Maia oxigena a política brasileira. Não há caminho para o Brasil que não passe por uma Câmara dos Deputados que atue como deve atuar”, afirmou o senador, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo.

Aécio entregou ao presidente da Câmara uma proposta de emenda à Constituição (PEC) propondo o fim das coligações proporcionais e a criação de uma cláusula de barreira. A PEC será analisada primeiramente no Senado, diz o jornal.

Maia foi eleito na madrugada de hoje por 285 votos, vencendo Rogério Rosso (PSD-DF), candidato preferido de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que conseguiu 170 votos.

O PSDB foi o principal articulador da campanha de Rodrigo Maia, que ficará no cargo até fevereiro de 2017, quando será realizada nova eleição para a presidência da Casa.

Com informações da Agência Brasil