PSB comemora crescimento e caminha para 2014 com ‘perspectiva real’ de poder

Vereador Eliseu Gabriel vê alianças com o PT (SP) e com o PSDB (BH) como naturais. Ele acredita em superação de diferenças e que acirramento da disputa não ‘fraturou a política’

São Paulo – Em seu terceiro mandato na Câmara Municipal de São Paulo, o vereador Eliseu Gabriel (PSB) comemorou a vitória de Fernando Haddad com um exercício de “moderação” da política paulistana. Embora seu partido tenha no ano passado se associado ao do prefeito Gilberto Kassab e formado um bloco parlamentar na Casa, na disputa para o executivo o PSB ficou com candidato do PT, vitorioso, enquanto o PSD ficou com o derrotado José Serra.

Gabriel vê como tendência natural, “e até lógica”, o PT, que venceu a eleição para o Executivo e elegeu a maior bancada de vereadores, pleitear a presidência da Câmara Municipal, embora isso não seja uma regra regimental. O socialista considera todas as possibilidades de composição, tanto do governo quanto da Mesa Diretora, a partir das negociações que estão por se iniciar nesta semana. “Tivemos algum acirramento nos últimos dias, mas a eleição não fraturou a política. A cidade saiu vitoriosa e estão abertas muitas possibilidades de convergência e de superação de diferenças”, acredita.

O parlamentar vê o desempenho nacional do PSB como o mais importante dentre todos os partidos. “No primeiro turno vencemos em centenas de cidades, mas vencemos especialmente em cidades de porte, de grande densidade populacional, como Belo Horizonte. E no segundo ganhamos em quase todas onde disputamos”, avaliou. “O PSB se firma em nível nacional em condições de caminhar para 2014 com grandes perspectivas de poder.”

Questionado se a vitória em Belo Horizonte não seria mais do tucano Aécio Neves do que do PSB, Eliseu Gabriel disse não concordar com esse ponto de vista. Rebateu argumentando que as alianças se adequam às realidades locais – “em BH e em Campinas vencemos com o PSDB, em São Paulo vencemos com Haddad” – e que a vitória na capital mineira é fruto do sucesso da administração do prefeito reeleito, Márcio Lacerda. “O Márcio se elegeu em 2008 com apoio do PT e do PSDB. Agora, o PT decidiu sair com a candidatura de Patrus Ananias, também um ex-prefeito muito bem avaliado. Só que o Márcio é o prefeito mais bem avaliado do Brasil e sua aprovação prevaleceu.” 

Leia também

Últimas notícias