Prefeito ex-DEM adere à candidatura Dilma

Aliado de Kassab, eleito prefeito de Tanabi (SP) pela legenda de oposição ao governo federal, desfiliou-se em dezembro de 2009

José Francisco de Mattos Neto é o segundo da direita para a esquerda. Jantar de Dilma com prefeitos. (Foto: Roberto Stuckert Filho)

São Paulo – O prefeito de Tanabi (SP), José Francisco de Mattos Neto, eleito pelo DEM em 2008, chamou a atenção em jantar realizado na quarta-feira (7) por declarar apoio a Dilma Rousseff (PT) na disputa presidencial. Em almoço de empresários e políticos em apoio à candidata petista em São José do Rio Preto (SP), Mattos Neto também garantiu apoio a Aloizio Mercadante na corrida ao governo do estado.

Em entrevista à Rede Brasil Atual, ao ser questionado sobre o apoio aos candidatos adversários do partido pelo qual se elegeu prefeito, Mattos explicou que sempre militou na esquerda. “Meu apoio a Dilma e ao Mercadante não causou estranheza em ninguém que conhece minha trajetória política, tenho um histórico de militância na esquerda.”, completou o prefeito.

Atualmente sem partido depois de abandonar o DEM, Mattos comentou que achou estranho toda a publicidade em torno de seu anúncio de apoio. A opção pela legenda na eleição municipal, quando disputava o segundo mandato consecutivo, ocorreu em função das relações políticas locais.

“Eu era do PDT mas, no segundo mandato, por causa de uma conjuntura local e para ter mais liberdade para apoiar o deputado Rodrigo Garcia, que é de Tanabi e do DEM eu optei por me candidatar por esse partido.”, explicou Mattos.

Rodrigo Garcia foi secretário de Modernização, Gestão e Desburocratização de São Paulo durante a gestão de Gilberto Kassab, atual prefeito da capital. Antes, foi a principal dobrada de Kassab, então candidato a deputado federal, enquanto Garcia pleiteava uma vaga na Assembleia Legislativa em 1998. Tanabi, a 480 quilômetros da capital, fica na região de São José do Rio Preto.

A repercussão da declaração de apoio alcançou até a direção nacional do DEM. O presidente da legenda, Rodrigo Maia, encaminhou à Executiva Nacional um pedido de expulsão do partido do prefeito. Mattos sustenta já ter se desligado da sigla em dezembro de 2009.

Outros Casos

O vereador Carlos Apolinário (DEM) foi destituído da liderança da Câmara dos Vereadores de São Paulo em junho por ter declarado voto a Aloizio Mercadante (PT) ao governo do Estado. O vereador ainda comentou que está pensando em votar em Dilma Rousseff para presidente. O prefeito de Itapira (SP), Antonio Belini, teve a filiação ao PV suspensa nesta quinta-feira (8) por também ter declarado apoio à candidata do PT.

Leia também

Últimas notícias