Ano de eleição

Pesquisas eleitorais já começam a ser registradas na página do TSE

Neste ano em que 155 milhões de eleitores vão escolher prefeitos e vereadores em outrubro, o tribunal já registrou nove pesquisas em sua página. Nas eleições de 2022, foram mais de 600

Agência Brasil
Agência Brasil
o país tem 155.387.262 eleitores, sendo 81% com biometria. Mais da metade (53%) são mulheres

São Paulo – Desde o primeiro dia do ano, entidades ou empresas que forem realizar pesquisas de intenção de voto precisam registrá-las previamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em outubro, haverá eleição para prefeitos e vereadores. O primeiro turno será no dia 6 e o segundo, quando houver, no dia 27, último domingo do mês.

Jovens que precisam tirar o título e eleitores que pretendem transferir de domicílio eleitoral ou alterar o local de votação têm até 8 de maio. Pelo dado mais recente do TSE, o país tem 155.387.262 eleitores, sendo 81% com biometria. Mais da metade (53%) são mulheres.

Ainda em relação às pesquisas, o registro na Justiça Eleitoral deve ocorrer até cinco dias antes da divulgação dos resultados, com as informações previstas no artigo 33 da Lei das Eleições (Lei 9.504/1997). A divulgação dos resultados não é obrigatória.

Mais de 600 na eleição de 2022

Assim, apenas em 2022, o portal do TSE registrou mais de 600 pesquisas eleitorais relativas às eleições daquele ano, para presidente da República, governadores, deputados federais e senadores. Os responsáveis pela pesquisa precisam informar quem contratou, valor e origem dos recursos, metodologia e período de realização da pesquisa, além de plano amostral, intervalo de confiança e margem de erro.

Por enquanto, há apenas nove pesquisas registradas na página do tribunal. Todas de uma mesma empresa, para municípios do litoral sul paulista.