Faltam 12 dias

Pesquisa Ipespe também aponta estabilidade: Lula tem 49% e Bolsonaro, 43%

Se contados apenas os votos válidos, ex-presidente tem 53% e o atual, 47%. Entre os melhores desempenhos regionais, petista tem 65% no Nordeste e o candidato do PL, 56% no Sul. No Sudeste, empate técnico: 46% para Bolsonaro e 44% para Lula

Alan Santos-PR/Ricardo Stuckert - Montagem RBA
Alan Santos-PR/Ricardo Stuckert - Montagem RBA
Lula tem a preferência da maioria das mulheres e daqueles com ensino fundamental e renda de até dois salários mínimos. Bolsonaro lidera entre os homens, com ensino superior e faixa salarial de dois a cinco mínimos

São Paulo – Nova pesquisa divulgada nesta terça-feira (18) pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) mostra, a exemplo de outras, cenário de estabilidade na disputa presidencial. O candidato do PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem 49% das intenções de voto, enquanto o atual, Jair Bolsonaro (PL), está com 43%. Considerados apenas os votos válidos (sem votos em branco e nulos, além dos indecisos), Lula está com 53% e Bolsonaro, com 47%.

Em relação ao levantamento anterior, nos votos totais o petista variou um ponto para baixo e o presidente ficou estável. Outros 6% responderam em branco, nulos ou nenhum (dois pontos a mais), enquanto 2% não sabem ou não responderam.

Lula sobe para 55% entre as mulheres. Bolsonaro lidera entre os homens (52%). O petista se sai melhor entre eleitores com ensino fundamental (61%) e com renda de até dois salários mínimos (60%). O atual presidente tem 52% dos votos na faixa de ensino superior e 54% na que fica entre dois e cinco mínimos.

Regiões e religiões

Entre as regiões, Lula tem 65% no Nordeste. O melhor desempenho de Bolsonaro é no Sul, com 56%. No Sudeste, empate técnico: 46% para o presidente e 44% para o ex-presidente. O petista tem ainda 55% entre católicos e o candidato do PL, 60% entre o eleitorado evangélico.

Segundo o instituto, foram entrevistadas 1.100 pessoas, por telefone, entre ontem e hoje. O levantamento tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,45%. Feita em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel), a pesquisa Ipespe foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06307/2022.