Sensus IstoÉ

Nova pesquisa aponta queda de Dilma, alta de Aécio e segundo turno

Levantamento, que desperta polêmicas entre analistas, mostra também que candidatura Eduardo Campos terá de partir para o ataque contra Aécio se quiser se firmar como terceira via

© Marcelo Sant’anna/aécio.com.br

O pré-candidato do PSDB ao Planalto Aécio Neves. Pesquisa Sensus e revista IstoÉ mostram chances de ir ao 2º turno

São Paulo – A revista Istoé deste fim de semana traz a primeira pesquisa a apontar segundo turno nas eleições presidenciais de 2014. O levantamento foi feito em parceria com o instituto Sensus e traz Dilma Rousseff (PT) em primeiro lugar, com 35% os votos válidos, seguida por Aécio Neves (PSDB), com 23,7% e Eduardo Campos (PSB), com 11%. O total de votos de indecisos, em branco ou nulos seria de 30,4%.

O resultado configura um empate técnico: somando-se os votos dos dois opositores (34,7%) e a revista aposta numa disputa polarizada, mais uma vez, entre PT e PSDB para a Presidência da República.

Na simulação de segundo turno, segundo o Sensus, Dilma teria 38,6%, ante 31,9% de Aécio. Foi também feita uma simulação com Eduardo Campos, que teria 24,8%, ante 39,1% de Dilma.

Chama a atenção que o ex-governador pernambucano, Eduardo Campos, apareça com menos da metade dos votos de Aécio. Pelos números, para se viabilizar como alternativa de uma terceira via real, a chapa Camps-Marina terá que partir para o embate contra os tucanos, e não apenas fazer a crítica ao governo Dilma.

O resultado do levantamento, porém, levanta polêmicas, uma vez que a metodologia empregada pelo Sensus é questionada tanto pela chamada grande mídia, quanto por outros institutos, como o Ibope e o Datafolha.

O Sensus entrevistou 2 mil eleitores de 24 estados, nas cinco regiões.