Programação

No ‘Entre Vistas’, Luiz Eduardo Soares analisa corrupção judicial no Rio de Janeiro

“Entre Vistas” com o especialista em segurança pública trará sua história no combate à corrupção. Veja esse e mais destaques da TVT

Artur Renzo | Boitempo
Artur Renzo | Boitempo
Soares é um dos mais importantes pensadores no setor do país. Ele já integrou quadros relevantes na administração pública

São Paulo – O antropólogo e especialista em segurança pública Luiz Eduardo Soares será o entrevistado do jornalista Juca Kfouri no programa Entre Vistas, da TVT, nesta semana O jornalista recebe Soares em episódio que vai ao ar na próxima quinta-feira (28), às 21h. O antropólogo é um dos mais importantes pensadores no setor do país. Ele já integrou quadros relevantes na administração pública. Entre eles, o de secretário nacional de Segurança Pública e coordenador de Segurança, Justiça e Cidadania do Estado do Rio de Janeiro.

Contudo, em março de 2000, Soares foi demitido pelo então governador Anthony Garotinho. Sua queda veio após uma série de denúncias que escancarou a corrupção no corpo judiciário, particularmente na Polícia Civil do Estado. Sua expertise com o tema ganha especial relevância neste momento. Isso porque, ontem (24), o delegado Rivaldo Barbosa foi preso após apuração da Polícia Federal revelar sua participação no esquema que matou a ex-vereadora Marielle Franco (Psol) em 2018.

Os indícios apontam para envolvimento de Rivaldo com milícias. Ao presidir inquérito que deveria averiguar a morte da vereadora, o policial (exonerado hoje), além de prevaricar, incorreu em fraude processual, atrapalhando as investigações. “(Rivaldo) Moveu todo o aparato estatal para supostamente atribuir falsamente crimes a pessoas que não os cometera, promover o desaparecimento de evidências, negligenciar colheitas de provas objetivas, entre outras impropriedades”, afirma relatório da PF.

Programação especial

Na época da exoneração de Soares, setores políticos de combate à corrupção lamentaram a decisão de Garotinho. “O pessoal das propinas está comemorando. O governador fez uma opção trágica”, disse o atual deputado federal Chico Alencar (Psol), que ocupava cargo na Assembleia Legislativa do Rio à época. Então, a entrevista de Soares promete uma análise histórica e também prática dos acontecimentos recentes.

Minissérie A Trama

Entretanto, este Entre Vistas é apenas um dos programas especiais que a TVT exibe nesta semana. Ainda nesta segunda-feira (25), às 22h15, estreia uma minissérie histórica que remonta toda a perseguição jurídica e política da Operação Lava Jato contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A obra leva o nome de A Trama.

Além disso, entra na grade da emissora o campeonato baiano, com o primeiro jogo da final, com o clássico Bahia e Vitória, às 15h no domingo (31). No mesmo dia, haverá uma programação especial durante todo o dia para marcar os 60 anos do golpe civil-militar de 1964.

Confira os destaques:

A Trama – Estreia | Segunda às 22h15

É a história da prisão de Lula. O jogo do poder, das mídias e do judiciário no Brasil de 2016 a 2019 e a chegada da extrema direita ao poder. Como e por que Lula foi preso pela Lava Jato.

Especial 60 anos do golpe

No domingo (31), a TVT exibe programação especial durante todo o dia, com diversos programas e documentários sobre o início, causas e consequências do golpe de 1964.

Campeonato baiano

Primeiro jogo da final entre Vitoria e Bahia, ao vivo, a partir das 15h no domingo.

Liga Nacional de Futsal 2024

Um grande clássico do futsal brasileiro será destaque no sábado (30): o Corinthians visita o Pato Futsal em confronto válido pela segunda rodada da Liga Nacional, temporada 2024.