Na abertura do Congresso, Dilma promete proteger indústria brasileira da crise econômica

A presidenta destacou ainda o compromisso com a continuidade dos programas que combatem a pobreza extrema

A economia foi tema prioritário do discurso de Dilma na retomada dos trabalhos legislativos (Foto: Luiz Alves. Agência Câmara)

São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff garantiu nesta quinta-feira (2) em sua mensagem anual ao Congresso Nacional que o governo federal irá aprimorar suas políticas de defesa comercial para proteger a indústria brasileira. A mensagem foi levada aos parlamentares pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

Em um cenário de crise econômica internacional, Dilma disse que o Executivo aprimorará sua atuação no setor “para garantir que nossa indústria não seja submetida a práticas concorrenciais desleais, que podem colocar em risco o emprego e o próprio crescimento brasileiros”.

Na mensagem aos parlamentares, a presidenta disse ainda que o país detém os instrumentos necessários para garantir um crescimento sustentável da economia sem provocar desequilíbrios fiscais e inflacionários, e reafirmou seu compromisso de combater a pobreza. “O motor de nosso crescimento tem sido e continuará sendo o fortalecimento de nosso mercado interno e o combate à pobreza”, prometeu Dilma no texto lido aos parlamentares.

A presidenta disse que o país precisará de disciplina diante das turbulências na economia mundial e afirmou que esse rigor passará pelo cumprimento da meta de superávit primário, a economia feita para pagar os juros da dívida pública, e pela atenção constante do governo federal em relação à alta dos preços.

“A estratégia do Executivo em 2012 será, portanto, continuar fomentando um crescimento vigoroso da economia, lastreado em sólidos fundamentos, com estabilidade macroeconômica, redução das desigualdades, qualificação da força de trabalho, estímulos à inovação tecnológica e investimentos em infraestrutura.”

Pobreza

A presidenta reiterou o compromisso, assumido em sua posse, com a erradicação da pobreza extrema no Brasil e exaltou os primeiros resultados do Programa Brasil Sem Miséria.

“Os resultados alcançados nos primeiros seis meses do plano mostram que estamos no caminho certo. Incluímos mais 1,3 milhão de crianças e adolescentes no Programa Bolsa Família; por meio da Busca Ativa, localizamos 407 mil famílias que tinham direito ao Bolsa Família e ainda não o recebiam”, destacou.

No texto entregue ao presidente do Congresso, o senador José Sarney (PMDB-AP), Dilma destacou ainda o Plano Brasil Maior, a manutenção da Desvinculação das Receitas da União (DRU), a política de valorização do salário mínimo e a criação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Com informações da Reuters e Agência Câmara