Eleições 2022

Minas Gerais: Romeu Zema (Novo) é reeleito no primeiro turno

Zema foi reeleito em Minas Gerais com 56,18% dos votos válidos. Disputa pelo Senado teve como vencedor Cleitinho (PSC), com 41,52%

Reprodução
Reprodução
Romeu Zema (Novo) erminou a disputa com 56,18% dos votos válidos, com todas as urnas apuradas nas primeiras horas desta segunda (3)

São Paulo – O atual governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), foi reconduzido ao cargo no primeiro turno. Com apenas 48,83% das urnas apuradas, o político conseguiu 58,69% dos votos válidos e não poderia mais ser alcançado por seu principal opositor, o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), que tinha 32,88%. Ele terminou a disputa com 56,18% dos votos válidos, com todas as urnas apuradas nas primeiras horas desta segunda (3). Votos em branco e nulos somaram 14,21%. As abstenções ficaram em 22,23%.

Zema é empresário do setor de móveis e eletrodomésticos e adepto de uma política econômica liberal. Ele reduziu o número de funcionários públicos no estado com uma reforma administrativa cuja tramitação durou quatro anos na Assembleia Legislativa. Após pressão de policiais militares, em 2020, propôs aumento de 41% para a classe. Na Assembleia, a bancada do PT articulou para levar o aumento para todos os servidores. Contudo, Zema vetou a proposta e também reduziu o aumento dos policiais para 13%.

Durante a pandemia de covid-19, Minas Gerais foi um dos estados com menor eficiência na notificação dos casos. Zema chegou a dizer que a testagem serviria apenas para “satisfazer a curiosidade dos pesquisadores”. A ciência, por outro lado, aponta que o rastreio de contágios é a forma mais eficaz para previnir mortes e evitar medidas drásticas como o lockdown.


Resultados em Minas – 100% apurados

  • Romeu Zema (Novo): 56,18% Eleito
  • Alexandre Kalil (PSD): 35,08%
  • Carlos Viana (PL): 7,23%
  • Marcus Pestana (PSDB): 0,56%
  • Lorene Figueiredo (Psol): 0,41%
  • Cabo Tristão (PMB): 0,15%
  • Indira Xavier (UP): 0,14%
  • Renata Regina (PCB): 0,12%
  • Vanessa Portugal (PSTU): 0,11%
  • Em branco/nulos: 14,21%

Senado e presidência

Os mineiros também elegeram nesse domingo Cleitinho (PSC) para Senado, com 41,52% dos votos. O novo senador superou Alexandre Vieira (PSD) que recebeu 35,79% dos votos. Considerado um espelho da eleição no Brasil para presidente, o estado também indicou favoritismo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da SIlva (PT) na corrida pelo Palácio do Planalto. Lula venceu em Minas com 48,29% dos votos registrados, contra 43,60% do atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

Minas Gerais é considerado um estado essencial para definir a disputa para a presidência. Desde a redemocratização, quem ganha em Minas vence no país. No primeiro turno, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), venceu com 48,29% dos votos. O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), ficou com 43,60%. Na sequência, Simonte Tebet (MDB), com 4,17% e Ciro Gomes (PDT), com 2,58%.


Leia também


Últimas notícias