Marginal Tietê e Rodoanel são incluídos em ofensiva publicitária do governo de SP

Oito peças publicitárias são veiculadas no fim de ano em horário nobre de TV. Mesmo fora de hora, pré-candidatos ensaiam clima de campanha eleitoral

O governo de São Paulo promove uma ofensiva de peças publicitárias às vésperas do início de ano eleitoral. Pré-candidato à Presidência da República, ações da gestão de José Serra (PSDB) no estado são apresentadas. A leva de oito peças é veiculada na TV e no rádio até o fim de dezembro.

Todas as peças são encerradas com o slogan: “Governo de São Paulo: trabalhando por você”. A gestão de Serra é seu principal trampolim para a candidatura em 2010. No início do mês, a expansão do Metrô e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) foram tema de campanhas.

Desde o início do ano, parlamentares do PSDB e do DEM, principais legendas da oposição ao governo federal, criticam o comportamento de Luiz Inácio Lula da Silva e o da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Ao acompanhar as viagens do presidente, a pré-candidata petista estaria antecipando a campanha.

Mesmo alvos recentes de críticas como o Rodoanel e a nova pista da Marginal Tietê são o tema central de duas das ações. Em setembro, uma viga de um viaduto em obras caiu, por falhas técnicas. No caso do Tietê, as chuvas acima da média e suspeitas de falta de ações de desassoreamento da calha do rio são apontadas como causas do alagamento neste mês.

Tanto as obras do trecho sul do anel viário quanto a entrega das pistas da Marginal têm previsão de inauguração para 27 de março, uma semana antes da data limite para o desligamento de cargos do Executivo por parte de candidatos em 2010.

Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, as peças são produzidas por duas agências cujos contratos com o governo somam R$ 50 milhões por ano. No dia de Natal, segundo a publicação, foram 28 inserções, sendo que, em programas como o “Mais Você” e o especial de Roberto Carlos, na Globo, duas campanhas chegaram a ser apresentadas em um mesmo bloco de comerciais.

Segundo a Secretaria de Comunicação do Estado, em nota, o objetivo da ação é “informar a população sobre as ações, programas e projetos implementados pelo governo de São Paulo” e “seguem o calendário de anúncios e entregas do governo e os prazos das licitações realizadas nas diversas empresas, agências e fundações”.