Pesquisa aponta crescimento de Dilma e recuo de Serra

Levantamento do Vox Populi coloca José Serra com larga vantagem de 17 pontos percentuais

O presidente Lula conversa com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, durante cerimônia de anúncio de novos projetos de moradia popular financiados pelo PAC da Habitação (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Pesquisa Vox Populi divulgada na noite de terça-feira (10) no Jornal da Band aponta crescimento das intenções de voto na ministra-chefe da Casa Civil (PT) no principal cenário avaliado. Dilma aparece com 19%, contra 36% do governador de São Paulo, José Serra (PSDB). Na última pesquisa, Serra tinha 40% e Dilma, 15%.

A margem de erro é de 2,4%. O levantamento ouviu 2 mil eleitores de 31 de outubro e 6 de novembro em 170 municípios de todos os estados, exceto Acre, Roraima, e Rondônia.

A senadora Marina Silva (PV) que, apareceu com 5% na edição anterior da pesquisa, oscilou negativamente, ficando com 3%. A petista ganhou quatro pontos percentuais, enquanto Serra, ainda com 17 pontos de vantagem, perdeu quatro.

Ciro Gomes (PSB) tem 13% (contra 12% na semana anterior) e Heloísa Helena (PSOL) ficou com 6%.

Com o governador de Minas Gerais Aécio Neves (PSDB) na disputa, há empate técnico entre os três primeiros colocados. Dilma teria 20%, Ciro 19% e Aécio 18%. Heloísa Helena teria 8% e Marina 4%.

Para a pergunta sobre os candidatos em que os eleitores não votariam, Dilma Rousseff aparece com o pior índice. São 12% os que se manifestaram nesse sentido, seguida por Marina Silva e José Serra, com 11%. Heloisa Helena não teria o voto de 10%, Ciro de 8% e Aécio Neves de 5%.

Avaliação do governo

A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva cresceu de 65% em outubro para 68% em novembro.