Trilhas do Nordeste

‘Quando a gente governa, não pode estabelecer relação de amigos’, diz Lula

Depois de Sergipe, ex-presidente continua no Nordeste. Vai nesta quinta a Maceió e amanhã estará em Pernambuco

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Lula passou por Belford Roxo, Baixada Fluminense, e Complexo do Alemão, antes de viajar para o Nordeste

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirma que sua relação com o Congresso Nacional será de respeito institucional e republicana. “Quando for conversar com um deputado, vou conversar independentemente do partido que pertence, com respeito à votação que ele teve”, afirmou. Em agenda pelo Nordeste, Lula concedeu entrevista antes de sair em caminhada por Aracaju na manhã desta quinta-feira (13). “O voto dele (um parlamentar conservador) não é inferior ao de um de esquerda”, continuou.

Lula se dirigiu ao virtual futuro governador, o senador Rogério Carvalho. “Quando a gente governa, não estabelece relação de amigos. A relação é entre os entes federados, entre o estado e a União”, disse. Lula viajou para o Nordeste na semana de Nossa Senhora Aparecida. No dia da padroeira do Brasil, uma multidão tomou a orla da Baía de Todos os Santos, em Salvador para um comício do candidato da coligação Brasil da Esperança.

O candidato do PT no estado, Jerônimo Rodrigues, ficou a meio ponto percentual de vencer ACM Neto (UB) no primeiro turno. Antes de viajar ao Nordeste, começando pela Bahia, Lula participou de atos históricos de campanha em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e no Complexo do Alemão, na capital.

“O governador não pode ficar olhando se o prefeito é de tal partido, porque ele tem que olhar é o povo da cidade. Rogério vai ser tratado com a maior dignidade com que eu trato qualquer governador. A diferença é que, como ele é meu amigo, eu posso convidar um dia pra tomar cerveja”, acrescentou Lula. Segundo o petista, se for eleito, sua relação com os governadores vai ser de Estado para Estado. “Até com quem me odeia, quem fala que não gosta de mim, não tem problema.”

“Orçamento participativo”

lula nordeste
Em agenda pelo Nordeste, Lula e Jerônimo Rodrigues fazem cortejo por Salvador e arrastam multidão (Ricardo Stuckert_

De acordo com pesquisa Record/RealTime Big Data sobre intenção de voto para o governo de Sergipe, divulgada nesta quarta-feira (12), Rogério Carvalho teria 55% dos votos válidos e Fábio Mitidieri (PSD), 45%.

O ex-presidente petista declarou aos jornalistas que pretende colocar em prática “a mais importante revolução que o PT fez, chamada orçamento participativo”. Destacou que “o mundo digital” facilita a participação popular e que seu programa de governo está na internet. Já recebeu 20 mil emendas, segundo ele.

Lula alfinetou o oponente, Jair Bolsonaro (PL), dizendo que tem andado em todos os estados, nas não tem visto “essa tal de Casa Amarela”, em referência ao programa que o atual presidente criou para colocar no lugar do Minha Casa Minha Vida. Ele prometeu ainda que, “além de gerar emprego e acabar com a fome”, vai renegociar a dívida de 80 milhões de pessoas país. Mencionou que 80% dos endividados têm dívida de até 4 mil reais. “O Estado serve para ser o indutor de facilitar as pessoas a terem acesso a tudo, inclusive a crédito”, defendeu.

Alagoas e Pernambuco

Depois de Sergipe, a campanha de Lula continua no Nordeste. Ainda nesta quinta, às 16h, tem agenda em Maceió, com entrevista à imprensa, e depois faz caminhada com apoiadores.

Na sexta (14),  o petista vai a Recife. Na capital de Pernambuco, às 11h participa de “Caminhada Brasil da Esperança com a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade), candidata ao governo estadual.

Leia mais:


Leia também


Últimas notícias