Julgamento sobre competência do CNJ continua nesta quinta

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, suspendeu nesta quarta-feira (1º) o julgamento da ação da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) que contesta o poder de investigação do […]

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, suspendeu nesta quarta-feira (1º) o julgamento da ação da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) que contesta o poder de investigação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A corte retoma o processo nesta quinta-feira (2).

Relator no STF da ação que busca limitar poderes do CNJ, o ministro Marco Aurélio de Mello reforçou a liminar que concedeu no ano passado e sinalizou que voltará a decidir contra a atual forma de funcionamento do órgão. 

Peluso afirmou que não existe crise na magistratura apesar de protestos de juízes contra uma investigação do CNJ. A sessão foi realizada na presença do presidente em exercício, Michel Temer, e do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS). “Temos ouvido, com surpresa, que o poder Judiciário está em crise. Os mais alarmistas não excepcionam sequer os outros dois poderes da República”, disse Peluso. “Confesso que, alheio ao hábito da só visão catastrófica dos homens e das coisas, não é assim que percebo o país, nem o poder Judiciário.”