Virada?

Ipec mostra empate técnico em SP: Tarcísio com 46% e Haddad 43%. Bolsonaro tem 47% e Lula 44% no estado

Nos válidos, ex-ministro de Bolsonaro tem 52% e Haddad, 48%. No limite da margem de erro. Mesma situação para presidente, em que Lula reduz a diferença para Bolsonaro no estado

Divulgação
Divulgação

São Paulo – Nova pesquisa do Ipec, divulgada na noite desta terça-feira (25), mostra situação de empate técnico na disputa pelo governo de São Paulo. O ex-ministro bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos) manteve 46% das intenções de voto, enquanto o também ex-ministro e ex-prefeito Fernando Haddad (PT) foi de 41% para 43%. Votos em branco e nulos somam 7%, ante 9% na pesquisa anterior. Outros 4% não sabem, mesmo percentual.

Nos votos válidos (que excluem os votos em branco e os nulos, além de indecisos), Tarcísio tem 52% e Haddad, 48%. A diferença diminuiu em relação ao levantamento anterior (53% a 47%). A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para cima ou para baixo.

Segundo a pesquisa, 87% dos eleitores afirmam que sua decisão é definitiva. Assim, 13% podem mudar de ideia até o próximo domingo (30). Na pesquisa espontânea, sem apresentação dos nomes dos candidatos, Tarcísio oscilou de 34% para 35%. Haddad foi de 30% para 32%. Os que não sabem passaram de 23% para 21%, enquanto os que pretendem votar em branco ou nulo foram de 11% para 10%.

Segundo o Ipec, foram ouvidas 2 mil pessoas entre domingo e hoje (23 a 25), em 83 municípios do estado de São Paulo. Encomendada pela TV Globo, a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-06977/2022.

Para presidente

A pesquisa do Ipec sondou também intenção de voto para presidente entre os eleitores de São Paulo. O presidente Jair Bolsonaro (PL) está com 47%, e o ex-presidente Lula (PT), com 44%. Considerados os votos válidos, seria 52% a 48% – desse modo, também caracterizado o empate técnico.

No primeiro turno, Bolsonaro obteve 47,71% dos votos válidos, contra 40,89% de Lula. Ou seja, o candidato da coligação Brasil da esperança estaria reduzindo a distância no maior colégio eleitoral do país.

Leia também


Leia também


Últimas notícias