Faltam 6 dias

Pesquisa Ipec: Lula tem 54%. Segundo Atlas, ele recebe 70% dos votos de Simone Tebet

Levantamento do Ipec mantém liderança de Lula estável. E Atlas capta sutil oscilação favorável ao candidato do PT e forte migração de votos da senadora e candidata do MDB

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Lula, durante participação no podcast "Desde a Letra", no domingo

São Paulo – Nova pesquisa Ipec de intenção de voto para presidente, divulgado nesta segunda-feira (24), mostra estabilidade na liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Lula está com 50% dos votos totais e 54% dos votos válidos (excluídos branco e nulos). Jair Bolsonaro (PL) aparece com 43% (ou 46% dos válidos). Desse modo, os números são idênticos aos do levantamento anterior.

A pesquisa Ipec ouviu 3.008 pessoas entre sábado (22) e esta segunda-feira, e tem o registro BR-06043/2022, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

O levantamento apurou que a rejeição a Bolsonaro segue maior: 47% dizem que não votariam nele de jeito nenhum. Esse percentual cai para 41% em relação a Lula. Além disso, 93% dizem estar com opção de voto decidida. Entre os que escolhem Bolsonaro, 39% dizem ter certeza. Já entre os que optam por Lula, a taxa de certeza está em 44%.

Os números da pesquisa Ipec para votos totais

  • Lula (PT): 50%
  • Bolsonaro (PL): 43%
  • Em branco e nulos: 5%
  • Não sabem/não responderam: 2%

No primeiro turno, Lula teve 57,2 milhões de votos (48,4%), e Bolsonaro, 51,07 milhões (43,2%). O segundo turno está marcado para o próximo domingo (30).

Pesquisa Atlas

Também nesta segunda-feira, pesquisa da Atlas Intel traz Lula com 53% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro tem 47%. A pesquisa Atlas consultou 4.500 pessoas entre a última terça e sábado (18 a 22). A margem de erro é de aproximadamente 1 ponto percentual para mais ou para menos. Foi registrada no TSE com o código BR-06415/2022. Veja o relatório completo.

Esse levantamento também constatou oscilação dentro da margem de erro, com pequeno aumento da vantafem do candidato do PT. Na sondagem divulgada pelo instituto no último dia 13, Lula tinha 52,4% e Bolsonaro, 47,6%.

A pesquisa identificou ainda grande migração de votos dos eleitores da ex-presidenciável Simone Tebet (MDB) para Lula: 69,6%. Bolsonaro ficaria com apenas 18,2% dos votos da senadora, enquanto 12,2% não migrariam para nenhum dos dois. O eleitorado de Ciro Gomes (PDT) também vai de Lula no segundo, mas em proporção menor. Pouco mais da metade (51,3%) fica com o petista, enquanto 41,6% dos eleitores de Ciro dizem preferir Bolsonaro.

Os dados apontavam para um forte movimento de migração, diante da participação ativa da senadora nos programas e nos atos com Lula. Na pesquisa anterior, eram 54,2% os eleitores de Simone que dariam voto em Lula – portanto, um crescimento de mais de 15 pontos. Por outro lado, os votos dela que iam para Bolsonaro, que eram 29,2%, caíram 11 pontos.