Faltam 5 dias

Pesquisa Ipespe mostra Lula com 53% dos votos válidos e Bolsonaro com 47%

Lula (PT) também é o melhor avaliado (48%) quanto ao desempenho na campanha. E 40% avaliam que o candidato à reeleição vai melhor – percentual inferior ao dos que pretendem votar nele

Reprodução/Ricardo Stuckert
Reprodução/Ricardo Stuckert
Nessa rodada da pesquisa, Lula e Bolsonaro mantiveram estabilidade em relação à da última semana

São Paulo – Pesquisa Ipespe/Abrapel divulgada nesta terça-feira (25), a cinco dias do segundo turno, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 53% dos votos válidos e Jair Bolsonaro (PL) com 47%. Para chegar a esse resultado, o instituto desconta declaração de votos em branco, nulos, ou que não souberam.

Lula está na frente também quando o assunto é melhor desempenho na campanha eleitoral neste segundo turno, com 48%. E 40% avaliam que Bolsonaro está se saindo melhor na propaganda. Percentual indica que nem seus eleitores estão satisfeitos com sua campanha. Já 4% acreditam que nenhum deles e 8% não sabem ou não quiseram responder.

A pesquisa Ipespe avaliou também a rejeição de Bolsonaro e Lula. Dos entrevistados, a maioria (49%) afirmou que não votaria no candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, de jeito nenhum. E 45% rejeitam votar no candidato da coligação Brasil da Esperança.

A pesquisa ouviu 1.110 eleitores, entre sábado e ontem (22 a 24). A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08044/2022.

A pesquisa mostra estabilidade dos dois candidatos na pesquisa de intenção de votos desde a última rodada, nos dias 17 e 18.