desserviço

Instituto Lula desmente matéria do ‘Estadão’

O jornal paulistano publicou texto com falas atribuídas ao ex-presidente; Instituto Lula lamentou a divulgação de 'frases que não existiram'

Memoria.EBC

A matéria “Para Lula, ‘melhor perder ministérios do que a Presidência’”, atribui falas ao ex-presidente

São Paulo – O Instituto Lula repudiou, por meio de nota, uma matéria publicada hoje (24) no jornal O Estado de S. Paulo. O texto utiliza supostas falas do ex-presidente que teriam sido ditas em uma reunião a portas fechadas ontem com a presidenta Dilma Rousseff.

Segundo o Instituto Lula, a matéria intitulada “Para Lula, ‘melhor perder ministérios do que a Presidência’” é carregada de falas atribuídas diretamente ao ex-presidente e cria suposições postas como reais sobre a visão de Lula perante a reforma ministerial.

“O uso desse tipo de subterfúgio pela imprensa brasileira é desrespeitoso, não contribui para o debate político nacional e presta um desserviço aos leitores e cidadãos brasileiros”, protestou o Instituto Lula. A matéria assinada pelas jornalistas Vera Rosa e Isadora Peron segue “revelando” os planos do governo.

Pontos da reforma – ainda não revelados pelo Planalto – estão presentes no texto. O jornal “adianta” a informação de que Dilma pensa em deixar de lado a fusão das secretarias de Portos e Aviação Civil. De acordo com o posicionamento do veículo, a razão seria para “não contrariar o PMDB”.

Não existe, em nenhum momento da matéria, menção a como o jornal teve acesso às informações. Contudo, as supostas falas do ex-presidente revelam argumentos precisos. A nota de repúdio lamenta que “um jornal, que tem por objetivo informar, se ache no direito, baseado em supostas fontes anônimas, de atribuir e divulgar frases que simplesmente não existiram”.

Leia também

Últimas notícias