Beto Richa está eleito governador do PR

Curitiba – Beto Richa (PSDB) é o novo governador do Paraná. O resultado foi anunciado com 95% das urnas apuradas. O ex-prefeito da capital alcançou 2.904.960, e não poderia mais […]

Curitiba – Beto Richa (PSDB) é o novo governador do Paraná. O resultado foi anunciado com 95% das urnas apuradas. O ex-prefeito da capital alcançou 2.904.960, e não poderia mais ser alcançado pela soma dos sufrágios dos demais concorrentes. Isso equivale a 52,7% dos votos. 

Osmar Dias (PDT) teve 2.497.947 votos, equivalente a 45,3%. Paulo Salamuni (PV) atingiu 1,4%, o que representa apoio 78,8 mil eleitores.

Boca de urna

A pesquisa de boca de urna do Ibope, realizada neste domingo (3), apontou os candidatos ao governo do estado do Paraná Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT)  tecnicamente empatados. O tucano teria 51% dos votos válidos e seu concorrente 48%. Neste cenário, o pleito seria definido ainda no primeiro turno, favorável a Beto Richa. Considerada a margem de erro de dois pontos percentuais da pesquisa, Richa teria entre 49% e 53% dos votos, e Dias entre 46% e 50%, o que poderia levar ambos os candidatos para o segundo turno.

Também concorreram ao governo no Paraná os candidatos Paulo Salamuni (PV), Amadeu Felipe (PCB), Luiz Felipe Bergmann (PSOL), Avanilson (PSTU) e Robinson de Paula (PRTB). Eles não alcançaram 1% cada.

O Ibope ouviu 5 mil eleitores e a pesquisa foi registrada no TRE-PR sob o protocolo número 23296/2010.

Polêmica

Uma das principais polêmicas destas eleições no Paraná foram os pedidos de impugnação das pesquisas de intenção de voto pela coligação do candidato tucano Beto Richa, acatados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR).

Após quase 15 dias sem divulgação de pesquisa, os últimos números levantados pelo Ibope antes da votação foram divulgados somente no sábado (2) e apontaram empate técnico entre os dois principais candidatos ao governo do estado.