Ideologia do Terror

FUP aponta recuo de bolsonaristas golpistas em refinarias da Petrobras

Segundo os petroleiros, a escalada da violência dos atos dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro visava prejudicar o abastecimento no país. Estavam em risco refinarias no Amazonas, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo

Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais
Golpistas bolsonaristas despejaram caminhões de terra para bloquear acesso à refinaria da Petrobras em Araucária (PR)

São Paulo – Balanço da Federação Única dos Petroleiros (FUP) divulgado nesta segunda-feira (9) indica queda na ação de bolsonaristas golpistas que tentam impedir acesso a refinarias da Petrobras para prejudicar o abastecimento. A estratégia faria parte da escalada da violência dos atos dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, derrotado na disputa à reeleição.

Neste domingo, quando bolsonaristas destruíram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF), a FUP alertou a presidência e o serviço de inteligência e segurança corporativa da Petrobras, além dos órgãos federais de segurança pública, sobre possíveis atos golpistas em refinarias em todo o pais. Os petroleiros levaram em consideração anúncios nas redes sociais bolsonaristas, chamando para atos com objetivo de impedir o fornecimento de combustíveis à população.

Desmobilização dos bolsonaristas

Segundo a federação, a desmobilização dos bolsonaristas é resultado da atuação das forças de segurança, da própria FUP e de sindicatos.

Os alvos dos golpistas são Reduc (Refinaria Duque de Caxias, no Rio), Replan (Refinaria de Paulínia, em São Paulo), Revap (Refinaria Henrique Lage ou Refinaria do Vale do Paraíba, também em São Paulo) e Refap (Refinaria Alberto Pasqualini, no Rio Grande do Sul).

Segundo a FUP haverá reunião hoje, às 14h, com partidos, centrais sindicais, movimentos populares e organizações da sociedade civil para convocar mobilização de resposta aos atos golpistas.

Situação nas refinarias da Petrobras nesta manhã

Amazonas

Sem movimentação na Reman (Refinaria Isaac Sabbá), segundo a FUP. Por volta das 7h, cerca de 50 manifestantes estavam nas vias de acesso ao local. Não há bloqueios. Há forte presença de forças de segurança.

Paraná

Às 8h, não havia mais presença de manifestantes na refinaria e no pool de Araucária. Os golpistas foram dispersados pela PM durante a madrugada. As forças de segurança permanecem nas proximidades das
instalações. Não há bloqueios.

Rio Grande do Sul

Cerca de 10 manifestantes permanecem acampados na rótula em frente à refinaria. Eram 30 na madrugada. Há presença de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Batalhão de Choque. Não são registrados bloqueios.

Refinaria Duque de Caxias (RJ)

Não havia manifestantes, já que foram dispersados na madrugada. Polícia Militar e Batalhão de Choque estavam nas proximidades da Reduc.

Betim (MG)

Havia cerca de 5 bolsonaristas que seguem no canteiro central da via de acesso à Regap. Polícia Militar, PRF e Corpo de Bombeiros no local. Não há bloqueios.

São José dos Campos (SP)

Cerca de 30 bolsonaristas golpistas abordam caminhões para que não acessem a Base do vale do Paraíba, da Empresa Vibra (antiga BR-Distribuidora). Há presença de PMs, que atuam para garantir o acesso e segurança dos caminhoneiros. Não há bloqueios.

Petrobras afirma operar normalmente

A Petrobras informou, em nota, que suas refinarias operam de maneira normal. E que está tomando “todas as medidas preventivas de proteção necessárias, conforme procedimento padrão”.

Pela madrugada, a Polícia Militar do Paraná desfez uma tentativa de bloqueio de golpistas na entrada da Refinaria Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, região metropolitana de Curitiba. Segundo imagens nas redes sociais, os autores despejaram um caminhão de terra para barrar o transporte de combustível. Ato de bolsonaristas ocorreu logo após a invasão de terroristas em Brasília neste domingo.

Postagem nas redes sociais mostra ação dos bolsonaristas. Confira:

Leia mais:

(Com Folha de S.Paulo e O Globo)