Em Goiás, principais candidatos ao governo centram esforços na capital

São Paulo – Os três candidatos mais bem posicionados em pesquisas de intenção de voto na disputa ao governo de Goiás, concentram-se na capital do estado na reta final. A […]

São Paulo – Os três candidatos mais bem posicionados em pesquisas de intenção de voto na disputa ao governo de Goiás, concentram-se na capital do estado na reta final. A menos de um mês para o 1º turno das eleições, Marconi Perillo (PSDB), Iris Rezende (PMDB) e Vanderlan Cardoso (PR) evitam sair de Goiania, onde o eleitorado corresponde a 52% dos votos do estado.

Baseado nas pesquisas de intenção de voto, o trio pretende monopolizar a região para buscar o segundo turno. Na última pesquisa de intenção de voto, Marconi Perillo (PSDB) aparece com 42%, Iris Rezende (PMDB) tem 33% e Vanderlan Cardoso (PR) soma 10%.

A estratégia do PMDB, por exemplo, é repetir as propostas das campanhas de 2006 e 2008. Iris decidiu apresentar a prefeitura de Goiânia – que administrava até o início do ano – como suporte às obras que ele promete realizar na cidade.

Ainda assim, o maior trunfo do peemedebista é o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que subiu em seu palanque na última semana. Contudo, até aqui, a estratégia rendeu poucos frutos a Iris, já que ele segue atrás nas pesquisas.

O PSDB de Perillo prefere atacar o que, segundo eles, Iris Rezende prometeu e não cumpriu. “Ele já prometeu resolver o transporte público em seis meses nas últimas duas vezes em que concorreu à prefeitura, mas não conseguiu”, acusam os tucanos em peças de campanha. “Iris não vai cumprir (o que prometeu). Da mesma forma ele promete Bolsa Universitária integral e Passe Livre para estudantes, mas vetou as matérias no âmbito municipal”, afirmou o coordenador político da campanha de Marconi, Antônio Faleiros.

O PR quer fazer com que Vanderlan fique mais conhecido nas cidades mais populosas da capital e além disso, o candidato quer engatar também na forte popularidade do presidente Lula para fazer um comício próximo a Brasília (DF).