Eleições 2022

Confira como estão as pesquisas pela disputa dos governos dos 26 estados e DF

A duas semanas para o primeiro turno das eleições 2022, cenários nos estados alternam de lideranças consolidadas a empates triplos pelo segundo turno

Rovena Rosa/Agência Brasil
Rovena Rosa/Agência Brasil
Brasileiros vão às urnas no primeiro fim de semana de outubro. Em disputa, a Presidência, um cargo de senador por estado, deputados federais e estaduais

São Paulo – A duas semanas para o primeiro turno das eleições 2022, sucessivas pesquisas eleitorais mostram cenário nacional com a liderança consolidada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato da coligação Brasil da Esperança . Porém, uma análise dos resultados das pesquisas mais recentes pelos estados mostra que em muitos deles a decisão do eleitorado se dará somente nas urnas.

Por exemplo, no maior colégio eleitoral do país, São Paulo, Fernando Haddad (PT), mantém liderança com certa folga. Por sua vez, no Rio de Janeiro o a disputa segue indefinida entre Claudio Castro (PL) e Marcelo Freixo (PSB). Confira a seguir o panorama geral nas 27 unidades da federação, após mais uma semana de pesquisas eleitorais.

Sudeste

São Paulo – A última pesquisa Datafolha, divulgada na quinta-feira (15), mostra clara vantagem do ex-prefeito e ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT). Apoiado por Lula, ele tem 36% das intenções de voto. Na segunda posição aparece o ex-ministro da Infraestrutura do governo Bolsonaro, Tarcísio de Freitas (Republicanos). A situação está embolada na disputa pelo segundo lugar. Isso, porque o atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), subiu de 15% na rodada de pesquisa da semana anterior para 19% neste levantamento.

Rio de Janeiro – O Rio de Janeiro pode ter de resolver a disputa pelo governo no segundo turno. Pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira (15) aponta liderança do bolsonarista Claudio Castro (PL), candidato à reeleição, com 31% das intenções de voto. Na sequência, em situação de empate técnico dentro da margem de erro está Marcelo Freixo (PSB), com 27%. Em relação ao levantamento da semana anterior, Castro marcou o mesmo percentual e Freixo oscilou positivamente em 1 ponto. Em terceiro lugar aparece Rodrigo Neves (PDT). O ex-prefeito de Niterói tem 8% e também oscilou um ponto positivamente.

Espírito Santo – No Espírito Santo as pesquisas apontam para vitória em primeiro turno de Renato Casagrande (PSB), candidato à reeleição. De acordo com pesquisa Ipec, antigo Ibope, divulgada no dia 2 de setembro, o pessebista tem 56%. Ele está distante do candidato bolsonarista, Carlos Manato (PL), que tem 19% das intenções de voto.

Minas Gerais – Pesquisa Real Time Big Data divulgada na sexta-feira (16) aponta liderança de Romeu Zema (Novo), que deve decidir a questão já no primeiro turno. Na sequência, o candidato mais bem posicionado é do ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD). Zema aparece com 45% das intenções de voto, seguido por 36% de Kalil. Em agosto, a diferença entre os candidatos era de 12 pontos, esse número caiu para nove pontos no último levantamento. Kalil, que é apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, possui votação mais expressiva na capital, onde concluiu sua gestão com boa avaliação.

Sul

Rio Grande do Sul – A última pesquisa Ipec divulgada no dia 2 deste mês aponta liderança apertada do candidato à reeleição, Eduardo Leite (PSDB). O tucano tem 38% das intenções de voto, seguido pelo bolsonarista Onyx Lorenzoni, com 24%. O único candidato de esquerda competitivo aparece na terceira posição. Edegar Pretto (PT), tem 9%, seguido pelo também bolsonarista e representante do agronegócio, o senador Luiz Carlos Heinze (PP), com 6%.

Paraná – O Ipec, antigo Ibope, divulgou pesquisa de intenções de voto para o governo do Paraná na sexta-feira (16). O atual governador, Ratinho Júnior (PSD), lidera para ganhar no primeiro turno com 55% das intenções de voto. Na sequência vem o ex-senador e ex-governador Roberto Requião (PT), com 28% dos votos. Ambos os candidatos oscilaram positivamente em relação à pesquisa anterior, divulgada em agosto, onde tinham 46% e 24%, respectivamente.

Santa Catarina – A última pesquisa para o governo de Santa Catarina foi divulgada na quinta-feira (15) pelo Instituto Atlas. Trata-se do estado onde o bolsonarismo tem mais força. O senador Jorginho Melo (PL), da tropa de choque do presidente na CPI da Covid, lidera com 25%, seguido do também bolsonarista Moisés (Republicanos), com 19,3%. Na terceira posição, Gean Loureiro, que também flerta com o bolsonarismo, com 15,9%. Só na quarta posição aparece o petista Décio Lima, com 14,5%.

Centro Oeste

Mato Grosso – No Mato Grosso, a disputa pelo governo caminha para solução também em primeiro turno. O candidato à reeleição, Mauro Mendes (União Brasil), lidera longe, com 60% das intenções de voto. Em segundo lugar está Márcia Pinheiro (PV), com 15%. O levantamento foi divulgado na quinta-feira (15) pelo Ipec. Mendes cresceu sete pontos percentuais desde a última pesquisa, divulgada no dia 31 de agosto.

Mato Grosso do Sul – O Ipec também divulgou o cenário da disputa no estado na quinta-feira. Três candidatos estão embolados e a vitória só deverá sair no segundo turno. São eles: André Puccinelli (MDB), Marquinhos Trad (PSD) e Rose Modesto (União Brasil), com 25%, 17% e 14% respectivamente.

Goiás – A Real Time Big Data divulgou quinta-feira a mais recente pesquisa de intenções de voto para o estado. O candidato à reeleição, Ronaldo Caiado (União Brasil), marcou 48% das intenções de voto e lidera, podendo vencer no primeiro turno. Na sequência vêm Gustavo Mendanha (Patriota), com 20% e Major Vitor Hugo (PL), apoiado por Bolsonaro, com 10%.

Distrito Federal – No DF, o candidato à reeleição Ibaneis Rocha (MDB) é outro que lidera com folga, com 47% das intenções de voto, de acordo com o Real Time Big Data divulgado na terça-feira (13). Na sequência, quatro candidatos aparecem empatados dentro da margem de erro. Leandro Grass (PV) tem 10%; Leila do Vôlei (PDT), 9%; Paulo Octávio (PSD), 8%; e Izalci (PSDB) com 5%

Nordeste

Bahia – De acordo com o Datafolha divulgado na quarta-feira (14), ACM Neto (União Brasil) lidera com 49% das intenções de voto. Apesar da vantagem, o ex-prefeito de Salvador vinha mantendo perspectiva de vitória ainda em primeiro turno, o que já parece fugir do radar. Isso, porque seu principal rival, Jerônimo Rodrigues (PT), subiu 12 pontos percentuais em um mês, e marcou 28% na mesma pequisa. Em terceiro lugar vem o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, ex-ministro João Roma (PL), com 7%.

Sergipe – Na quarta-feira (14) a Vox Pesquisas divulgou estudo mostrando que o bolsonarista Valmir Francisquinho (PL) lidera com 39,73% das intenções de voto no estado. Na sequência estão Fábio Mitidieri (PSD), com 14,20% e o senador petista Rogério Carvalho, com 8,76% da preferência do eleitorado. O senador tucano Delegado Alessandro Vieira marcou apenas 3,85%.

Pernambuco – Pesquisa Real Time Big Data divulgada na quarta-feira (14) aponta liderança de Marília Arraes (Solidariedade). A deputada federal que deixou o PT para concorrer a governadora tem 36% das intenções de voto em um cenário estimulado. Marília segue trajetória de ascensão. Em pesquisa divulgada em agosto, ela tinha 28%. Em segundo lugar aparecem três nomes em empate técnico. O bolsonarista Anderson Ferreira (PL) e a tucana Raquel Lyra, com 15%, e Danilo Cabral (PSB), com 12%.

Paraíba – O Instituto Veritá divulgou pesquisa de intenções de voto para o estado na quinta-feira (15). O candidato à reeleição João Azevedo (PSB) está na dianteira com 31,3%. Em seguida vêm Veneziano (MDB), com 21,2%, em empate técnico com Nilvan Ferreira (PL) e Pedro Cunha Lima (PSDB), com 20,4% e 17,3%, respectivamente.

Rio Grande do Norte – A candidata à reeleição, governadora Fátima Bezerra (PT), tem grande índice de aprovação no estado e lidera a corrida para seu segundo mandato, 49% das intenções de voto. Ela pode sair vencedora ainda no primeiro turno. Na sequência, distante, aparecem Capitão Styvenson, com 20% e Fábio Dantas (Solidariedade), com 8%.

Ceará – As pesquisas no Ceará apontam segundo turno entre o bolsonarista Capitão Wagner (União Brasil) e Elmano de Freitas (PT). O candidato apoiado pelo presidente lidera com 36%, enquanto o petista tem 26%. Na sequência aparece o pedetista Roberto Claudio, com 22%. A última pesquisa divulgada, Real Time Big Data, foi publicada na terça-feira (13).

Alagoas – O atual governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), apoiado por Lula e também pelo ex-governador Renan Filho, lidera a corrida com 33% das intenções de voto, de acordo com o Instituto Data Sensus. Pesquisa divulgada na quarta-feira (14) aponta que Dantas subiu quatro pontos em relação ao último levantamento do dia 29 de agosto. A disputa pela segunda posição sofreu alterações em relação a agosto. Fernando Collor (PTB) foi de 19% para 15%. Já Rodrigo Cunha (União Brasil), subiu de 19% para 21%.

Maranhão – Pesquisa Datailha divulgada na quarta-feira posiciona Carlos Brandão (PSB) na dianteira com 35,9% das intenções de voto. Brandão é apoiado por Lula e também pelo ex-governador Flávio Dino (PSB), que lidera a corrida ao Senado com folga, 64% das intenções de voto. Na sequência vêm Weverton Rocha (PDT), com 19,9% e Lahésio Bonfim (PSC), com 16,5%.

Piauí – Pesquisa Ipec divulgada na segunda-feira (12) mostra liderança de Silvio Mendes (União Brasil), com 43% das intenções de voto. Na sequência vem o petista Rafael Fonteles, com 29%. Os dois candidatos oscilaram positivamente em relação ao último levantamento divulgado no dia 22 de agosto, quando tinham 38% e 23%, respectivamente.

Norte

Tocantins – A última pesquisa Ipec para Tocantins foi divulgada no dia 23 de agosto. À época, o candidato à reeleição Wanderlei Barbosa (Republicanos) liderava com 40% das intenções de voto. Na sequência, vinha o bolsonarista Ronaldo Dimas (PL), com 17%. Irajá (PSD), aparecia com 8% da preferência do eleitorado, Paulo Mourão (PT), tinha 8%.

Amazonas – A Real Time Big Data divulgou pesquisa para o Amazonas na última terça-feira. O atual governador, Wilson Lima (União Brasil), lidera com 34%, seguido por Amazonino Mendes (Cidadania), com 29%. Os dois candidatos seguem empatados dentro da margem de erro. Na sequência, Eduardo Braga (MDB), com 16%, completa o rol de candidatos competitivos.

Acre – O cenário para o governo dos acreanos foi divulgado na terça-feira pelo Real Time Big Data. O atual governador, Gladson Cameli (PP), lidera com 45% das intenções de voto. Na sequência, vem Jorge Viana (PT), com 21%. O cenário fica completo com Mara Rocha (MDB), Sérgio Petecão (PSD) e Márcio Bittar (União Brasil), em empate técnico, com 9%, 9% e 6%, respectivamente.

Rondônia – Pesquisa Real Time Big Data divulgada quinta-feira mostra o cenário das intenções de voto em Rondônia. Mais uma vez, um candidato à reeleição se destaca. Coronel Marcos Rocha (União Brasil), lidera com 38% da preferência do eleitorado. Na sequência está o bolsonarista senador Marcos Rogério (PL), com 22%. Léo Moraes (Podemos), com 10%. Daniel Pereira (Solidariedade) tem 3%; Pimenta de Rondônia (PSOL), 2%; e Comendador Val Queiroz (Agir) com 1%, completam o panorâma.

Roraima – A última pesquisa divulgada para Roraima é datada de 7 de setembro. A ex-prefeita de Boa Vista Teresa Surita (MDB) liderava com 47% das intenções de voto e chances de vitória ainda no primeiro turno. O atual governador do estado, Antônio Denarium (PP), teve 36%. Na sequência, vieram o ex-senador Rudson Leite (PV) e Fabio Gonçalves de Almeira (Psol), ambos com 1%; e Juraci Francisco dos Santos (PDT), 0%.

Amapá – O Ipec divulgou o último levantamento no dia 24 de agosto. O ex-prefeito de Macapá Clécio Luís (Solidariedade), liderava com 41%, e o atual vice-governador do estado, Jaime Nunes (PSD), tinha 35%. Na sequência, aparece Gilvam Borges (MDB), com 5%. Jairo Palheta (PCO) tem 2%; Gesiel Oliveira (PRTB) e Gianfranco Gusmão (PSTU), 1%.

Pará – A disputa pelo governo do Pará segue estável, com a liderança do atual governador Helder Barbalho (MDB), com 65% das intenções de voto. O último levantamento Ipec foi divulgado no dia 3 deste mês. Na sequência, Zequinha Marinho (PL), aparecia com 13%.