Com votação acirrada, tucano impede reeleição de petebista em Teresina

Firmino Filho vence com 51,54 % dos votos válidos o atual prefeito Elmano Férrer

Firmino chega a sua seção eleitoral em Teresina (Foto: Divulgação)

Teresina – A diferença entre os candidatos no segundo turno foi de 12.679 mil votos. Dados da Justiça Eleitoral apontaram que 98.111 eleitores teresinenses deixaram de ir às urnas, o que significa um índice de abstenção de 18,47% do eleitorado da capital. Do total de votos computados neste segundo turno, 433.027, 6.410 (1,48%) foram brancos e 13.814 (3,19%), nulos. Pela terceira vez, Firmino volta ao Palácio da Cidade. O tucano já administrou a cidade entre 1997 e 2004. Atualmente é deputado estadual. “Recebemos essa vitória com muita alegria, com muita responsabilidade, para trabalhar, lutar muito pela nossa cidade. Foi uma vitória junto com o povo, construída junto com a população, por uma cidade mais justa, cidade livre. Democracia é isso. Teresina é livre”, comemorou o futuro prefeito.

No primeiro turno, Firmino já havia ficado na primeira posição, com 38,77%, contra 33,14% do seu adversário. Os últimos dias de campanha do segundo turno foram de acirramento. Troca de acusações sobre compra de votos esteve no centro dos debates.  

Em seu discurso como eleito, Firmino Filho afirmou que enfrentou grandes estruturas econômicas e políticas. “O povo livre e independente enfrentou o derrame de dinheiro e o derrame de poder. Foi o povo quem venceu. Sou teresinense de nascimento e de coração. Vamos colocar toda nossa garra, todo nosso trabalho, toda nossa experiência a serviço do povo. Seremos prefeito de todos os teresinenses”, afirmou.

Ao longo da campanha, Firmino Filho defendeu propostas para área social, saúde e o transporte. Uma das promessas feitas pelo tucano é a criação da chamada Bolsa Primeira-Infância, um complemento de R$ 100 a ser pago a famílias com filhos de 6 meses a 3 anos e que estão cadastrados no programa Bolsa Família, do Governo Federal. 

‘Terminar com honradez’

O prefeito de Teresina, Elmano Férrer (PTB), derrotado, emocionou-se ao comentar o resultado das urnas. Na sede do Diretório Estadual do PTB, agradeceu os votos e evitou falar sobre projetos políticos para 2014. “Estou feliz. Quero agradecer a Deus, a população, a todos os partidos, que foram importantes. Fico feliz por tudo, pela campanha linda, tive meus dissabores, assacaram contra mim, coisas que eu não gostaria de comentar. Não tenho projeto de poder. Com essas eleições, Teresina teve um novo modelo alternativo de gestão, colocamos à disposição da cidade e mostramos o que está aí. Hoje Teresina é uma outra cidade que fizemos em pouco tempo”, avaliou.

O petebista evitou falar ainda de estratégias erradas ou certas na campanha eleitoral. “A diferença foi muito pequena. Agora vou terminar o meu mandato com dignidade e honradez. É isso que pretendo fazer a partir de agora. Fizemos uma campanha bonita, com ética. Fizemos muito em pouco tempo.”

Com mandato até 31 de dezembro, Elmano Férrer avisou que nesta segunda-feira (29), cumprirá agenda administrativa. “Vou visitar obras, dar prosseguimento ao que estamos executando em Teresina. É isso que vou fazer. Quero ver é uma sociedade menos desigual, essa luta que vimos com a presidente Dilma.” 

Leia também

Últimas notícias