CNT/Sensus mostra Dilma 10 pontos à frente

Cenário fica muito próximo de definição em primeiro turno. Soma dos outros candidatos fica 3,3 pontos maior do que o percentual da candidata governista

Pesquisa mostrou maior vantagem registrada a favor de Dilma, em cenário muito próximo de definição em primeiro turno (Foto: Roberto Stuckert Filho/Divulgação)

São Paulo – Dilma Rousseff (PT), candidata governista à Presidência da República, tem dez pontos percentuais a mais do que José Serra (PSDB), o segundo colocado. A pesquisa do Instituto Sensus, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), mostra a petista com 41,6%, ante 31,6% do tucano.

Marina Silva (PV) vem em terceiro, com 8,5%. Outros candidatos, somados, chegam a 4,4%. Indecisos são 10,9% e brancos e nulos alcançam 3,4%. Na simulação de segundo turno, Dilma bate Serra por 48,3% a 36,6%. A pesquisa foi conduzida de 31 de julho a 2 de agosto, com 2 mil entrevistados. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o estudo foi registrado sob o número 21411/2010.

 

É a maior vantagem de Dilma registrada até agora em levantamentos nacionais, considerando-se os quatro principais institutos de pesquisa. Até então, os oito pontos percentuais de vantagem verificados pelo Vox Populi, em 30 de julho, havia sido a maior diferença. O Ibope mostrou cinco pontos de vantagem, enquanto o Datafolha ainda registrava empate técnico.O resultado indica um cenário muito próximo de uma definição em primeiro turno, porque a soma dos outros candidatos fica 3,3 pontos percentuais a frente da candidata governista. Para eliminar a votação em 31 de outubro, é necessário que um dos candidatos tenham 50% mais um dos votos válidos.

Para o presidente da CNT, Clésio Andrade, o desempenho de Dilma na pesquisa é um efeito do aumento do seu nível de conhecimento. “À medida que ela vai sendo conhecida, seu desempenho melhora. Isso significa que ela adquire a cada dia identidade política”, avaliou.

Cenário piora para Serra

Serra tem a maior rejeição. São 30,8% os que não votariam no tucano, seguido por Marina, com 29,7%. Entre os três primeiros colocados, Dilma tem a menor rejeição, com 25,3%. A questão sobre quem o entrevistado acha que ganharia a eleição, Dilma obteve 47,1%, Serra 30,3% e Marina 2,2%.

Enquanto Serra segue perdendo votos, Dilma mantém trajetória de crescimento. Em comparação com o último levantamento da Sensus, em maio, a petista tinha 35,7% contra 33,2% do tucano. Marina Silva (PV) aparecia com 7,3%. A diferença entre os dois primeiros aumentou quatro vezes desde então. O diretor-técnico do Sensus, Ricardo Guedes, descartou comparações, porque se trata do primeiro levantamento que inclui todos os candidatos.

Na pergunta espontânea, em que o entrevistado responde em quem votaria se a eleição fosse hoje sem que nenhum nome seja apresentado, a diferença é semelhante. Dilma aparece com 30,4%, Serra com 20,2%, Marian com 5%. Votos brancos e nulos são 3,8%. Eleitores indecisos são 27,9%. Apesar de não poder concorrer, o presidente Lula foi citado por 5,0% dos entrevistados.

Dilma Rousseff venceria também nas simulações de segundo turno. Contra Serra, levaria por 48,3% a 36,6%. Neste contexto, os votos brancos e nulos chegam a 5,7%. Os eleitores indecisos são 9,6%. Contra Marina, a governista teria 55,7% da preferência do eleitorado ante 23,3% da ex-ministra do Meio Ambiente. Brancos e nulos chegariam a 9,4% e indecisos 11,7%.

Avaliação do governo

A avaliação do governo federal manteve-se próxima ao da pesquisa anterior. A gestão é considerada ótima ou boa para 77,5%, enquanto 15,4% veem como regular e 4,6% como ruim ou péssimo. A figura de Luiz Inácio Lula da Silva é aprovada por 80,5%.

Intenção de votos (Estimulada)Intenção de voto
Dilma Rousseff (PT)41,6%
José Serra (PSDB)31,6%
Marina Silva (PV)8,5%
Zé Maria (PSTU)1,9%
Plínio de Arruda Sampaio (PSOL)1,7%
José Maria Eymael (PSDC)0,5%
Ivan Pinheiro (PCB)0,1%
Levy Fidelix (PRTB)0,1%
Rui Costa Pimenta (PCO)0,1%
Brancos e nulos3,4%
Indecisos 10,9%
Intenção de votos (Espontânea)Intenção de voto
Dilma Rousseff (PT)30,4%
José Serra (PSDB)20,2%
Marina Silva (PV)5,0%
Luiz Inácio Lula da Silva5,0%
Zé Maria3,0%
Eymael1,5%
Plínio1,3%
Ivan Pinheiro0,9%
Levy Fidelix0,1%
 Rui Costa Pimenta0,1%
Citou outros nomes1,3%
Nenhum/Branco/Nulo3,8%
NS/NR27,9%