Genocídio

Campanhas ‘Lula tem razão’ somam mais de 130,6 mil adesões de apoio ao presidente

Mais de 130 mil pessoas já assinaram dois manifestos em apoio ao presidente, que equiparou os horrores do massacre aos palestinos em Gaza aos sofridos pelos judeus na Segunda Guerra

Ricardo Stuckert/PR
Ricardo Stuckert/PR
Lula fala na 37ª Cúpula da União Africana, em Adis Abeba: Discurso desagradou Israel, mas inspirou outros países

São Paulo – Mais de 130 mil pessoas já assinaram as duas moções de apoio populares ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ontem (19) foi declarado persona non grata pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Natanyahu. O líder israelense exige que o presidente brasileiro peça desculpas formais após declarações feitas no último domingo (18), em Adis Abeba, capital da Etiópia, quando Lula equiparou o massacre de Israel contra a população de Gaza aos horrores cometidos por Adolf Hitler contra os judeus na Segunda Guerra.

“O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse Lula em entrevista coletiva concedida na 37ª Cúpula da União Africana. Os ataques do Exército israelense contra o grupo armado Hamas já mataram mais de 29 mil pessoas desde outubro, a maioria mulheres e crianças.

Estima-se também que há cerca de 8 mil corpos desaparecidos sob escombros, o que elevaria o total de vítimas a mais de 37 mil. Esse número representa cerca de 1,68% da população do território palestino, que é de aproximadamente 2,3 milhões de pessoas.

‘Declaração histórica de Lula’

A campanha aberta ontem pelo Comitê Popular do Centro de São Paulo passava de 43,4 mil assinaturas quando a reportagem era concluída. Em seu site (www.lulatemrazao.com) de apoio ao presidente, chama de “histórica” a declaração do presidente Lula em Adis Abeba, na Etiópia, que deixou ainda mais claro e evidente o genocídio praticado pelo governo Netanyahu contra o povo palestino.

Outra iniciativa, da revista Movimento, ligada ao Psol, passava de 87,2 mil adesões. A campanha destaca que “as declarações do Presidente Lula sobre o genocídio em curso contra o povo palestino afirmam somente o óbvio”: “O Estado colonialista de Israel tem como plano exterminar os palestinos e ocupar o que resta do território desse povo”.

Para os organizadores, “a comparação entre a política de solução final de Hitler para o povo judeu e o que Israel hoje faz contra o povo palestino é a afirmação de um fato incontestável”. “Poucos líderes mundiais tiveram a coragem de dizer essa verdade. Por isso, é fundamental apoiarmos a importante declaração do presidente. Lula tem razão”.

Leia também:

Redação: Cida de Oliveira