Em Porto Alegre, boca de urna dá reeleição a Fortunati

São Paulo – O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), foi eleito para um novo mandato de quatro anos, segundo pesquisa de boca de urna divulgada há pouco pelo Ibope. […]

São Paulo – O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), foi eleito para um novo mandato de quatro anos, segundo pesquisa de boca de urna divulgada há pouco pelo Ibope. Na sondagem, Fortunati alcança 62% dos votos válidos, ante 23% da segunda colocada, Manuela D’Ávila (PC do B). O candidato do PT, Adão Vilaverde, é o terceiro, com 10%. Foram ouvidos 4 mil eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Fortunati, de 57 anos, assumiu a prefeitura em 2010 após a renúncia de José Fogaça, também do PMDB, que se candidatou ao governo do estado, perdendo para Tarso Genro (PT). Natural de Flores da Cunha, no interior gaúcho, o atual prefeito foi presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre na década de 1980, quando também presidiu a CUT no estado. 

Na última pesquisa divulgada antes do primeiro turno, Fortunati tinha 57% dos votos válidos, ante 24% de Manuela e 10% de Villaverde.