Analista destaca Felipe Neto e André Janones como fundamentais no enfrentamento do bolsonarismo
Para Pedro Barciela, comprometimento do influencer e do deputado no combate às fake news teve papel que nem mesmo agências checagem conseguiram
Publicado 29/10/2022 - 13h53
![FelipeNeto-Lula Ricardo Stuckert](https://www.redebrasilatual.com.br/wp-content/uploads/2022/10/FelipeNeto-Lula.jpg)
São Paulo – O analista de redes sociais Pedro Barciela avalia que o debate da Globo evidenciou o que ele classifica como o “movimento mais importante deste segundo turno nas redes sociais”: a consolidação do influenciador Felipe Neto e do deputado André Janones no enfrentamento ao bolsonarismo. “Seja desmentindo fake news ou pautando o debate, os dois atores foram decisivos nessa reta final”, diz.
Segundo Barciela, “o comprometimento de @felipeneto no combate às fake news cumpre um papel que nem mesmo agências de fact checking (agências de checagem) conseguiram”. O analista destaca ainda não apenas o prestígio que o influencer colocou à disposição da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), “mas também sua compreensão do funcionamento das redes sociais aplicado à política”.
No caso de Janones, de acordo com Barciela, a capacidade de atuação do deputado, “a depender da plataforma, sabendo como atuar no Twitter, mas também utilizando a mensagem correta no Facebook (por exemplo ao trazer o salário-mínimo), foram essenciais para pautar em diversos momentos o debate nas redes e fora dele”.
O analista destaca também o perfil @choquei, que, segundo ele, tem uma “impressionante capacidade de dialogar para além da polarização política”. De acordo com o estudo de Barciela, Felipe, Janones e @choquei lideraram o antibolsonarismo e seus 67% dos usuários durante o debate da Globo. O bolsonarismo ficou restrito a 29% dos usuários.
Consolidação do antibolsonarismo
![](https://www.redebrasilatual.com.br/wp-content/uploads/2022/10/Cluster-1024x643.jpg)
Barciela considera que, de maneira geral, observou-se uma evolução e consolidação do antibolsonarismo nos últimos dois anos, com o aparecimento de novos atores importantes “e papéis muito bem definidos na reta final”. “Já o bolsonarismo, por sua vez, apostou no mesmo modelo de atuação de 2018. Não funcionou.”
Pelos dados que têm sido levantados, a campanha de Lula aprendeu a utilizar as redes sociais. Segundo matéria do Valor Econômico desta sexta-feira (28), embora Bolsonaro se mantenha à frente em número de seguidores, “foi o petista que chegou à reta final do segundo turno com mais engajamento e maior percentual de menções positivas”.
De acordo com a nota do jornal, relatório da plataforma de monitoramento e gestão digital Torabit apontou que, em outubro, até ontem, Bolsonaro teve 32,3 milhões de menções, ante 32 milhões de Lula. Ao todo, 40,6% das menções a Bolsonaro foram negativas, contra 37,6% a Lula. O candidato do PT obteve 32,6% de menções positivas e Bolsonaro, 29,9%.
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