oposição se organiza

Aécio Neves assumirá comando do PSDB no próximo dia 18

Partido espera reunir 1.500 pessoas em sua 11ª convenção

Senador e ex-governador de Minas vai substituir Sérgio Guerra na presidência do partido (Foto: Pedro França/Agência Senado)

São Paulo – O senador Aécio Neves (MG) será eleito no próximo dia 18 presidente nacional do PSDB, substituindo o deputado Sérgio Guerra (PE), informa hoje (7) o partido, que espera 1.500 pessoas em sua 11ª convenção nacional, em Brasília. No total, segundo o PSDB, serão escolhidos 236 nomes para o diretório nacional, sendo 177 titulares e 59 suplentes. O mandato é de dois anos. O novo comando tucano vai organizar o partido, e a oposição em geral, para o embate eleitoral de 2014.

Além do presidente, a executiva tem um 1º vice, quatro vices, secretário-geral, primeiro e segundo secretários, tesoureiro e tesoureiro-adjunto e dez vogais, além dos líderes na Câmara e no Senado e do presidente do Instituto Teotônio Vilela. O atual 1º vice é o ex-vice-governador paulista Alberto Goldman, aliado de José Serra, e o secretário-geral, o deputado Rodrigo de Castro, ex-chefe de gabinete do então governador Aécio Neves.

Na convenção anterior, em 2011, o PSDB ainda avaliava a derrota do ano anterior para Dilma Rousseff (PT) e procurava acomodar Serra na direção. Ali, o governador paulista, Geraldo Alckmin, anunciava a partida da “caravela de oposição”, tendo como timoneiro o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.