Na Assembleia

Frente em Defesa do Direito de Manifestação será lançada amanhã em São Paulo

Iniciativa do líder do PT no Parlamento estadual, José Zico Prado, grupo deve buscar diálogo permanente entre movimentos sociais e forças de segurança

Ninja

‘O que a gente precisa é que essa frente, junto com os movimentos sociais, acompanhe as manifestações’

São Paulo – Para coibir a violência policial contra manifestações populares, deputados estaduais paulistas lançam amanhã (23) a Frente em Defesa do Direito de Manifestação e Expressão. Iniciativa do líder do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado José Zico Prado, a frente pretende atuar previamente, estabelecendo canal de diálogo permanente entre movimentos sociais e as autoridades estaduais de segurança, e também na fiscalização da atuação dessas forças durante atos e manifestações.

Como exemplo dos abusos cometidos, o deputado conta que foi impedido por um policial de acompanhar reintegração de uma escola técnica que havia sido ocupada por estudantes, em que houve ao menos um adolescente ferido. Cobradas, as autoridades do governo Alckmin sempre negam as responsabilidades, afirma José Zico Prado, em entrevista à Rádio Brasil Atual, na manhã dessa terça-feira (22).

Outro caso citado pelo deputado foi a ação truculenta da polícia em uma escola do MST, em Guararema, região metropolitana, no início do mês, quando policiais civis e militares invadiram a unidade, sem mandado de busca e apreensão, chegando a efetuar disparos com armas letais.

Novamente, o secretaria estadual de Segurança Pública do governo Alckmin negou que tenha partido do Palácio dos Bandeirantes ordem para o uso desmedido da força. “Sempre tem uma explicação, que não convence, nem a mim nem aos demais deputados, e muito menos os que estão sendo afetados”, rebate o deputado. Não dá para só correr atrás do prejuízo. Temos que antecipar essas ações. O que a gente precisa é que essa frente, junto com os movimentos sociais, acompanhe as manifestações.”

O lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Direito de Manifestação e Expressão ocorre amanhã (23), às 17h, no plenário Franco Montoro da Assembleia.