Santorum desiste e abre caminho para candidatura de Romney nos EUA

Ex-senador republicano viu suas chances diminuírem nas últimas semanas

O ex-senador Rick Santorum anunciou hoje (10) a sua desistência da disputa pela nomeação do partido Republicano para as eleições presidenciais deste ano. O ex-senador pela Pensilvânia era, até o momento, o principal oponente de Mitt Romney, que agora se torna o franco favorito para ser o rival do presidente Barack Obama, que tentará a reeleição. 

“Esta corrida está acabada para mim”, disse Santorum, em um breve discurso em Gettysburg, na Pensilvânia, no qual não anunciou se apoiará ou não a candidatura de Romney. O ex-candidato disse apenas que continuará lutando para derrotar Obama e recuperar a Casa Branca para os republicanos.

Com a desistência de Santorum, restam na corrida republicana, além de Romney, o ex-presidente da Câmara, Newt Gingrich e o deputado Ron Paul. Os dois, no entanto, não tem chances de alcançar o ex-governador de Massachussets, que já venceu as primárias na maioria dos Estados e tem o maior número de delegados. 

Considerado um dos mais conservadores entre os candidatos republicanos, Santorum conseguiu o apoio do eleitorado religioso de estados do Sul e do Meio Oeste dos Estados Unidos, incluindo o movimento ultradireitista Tea Party, que vê em Romney um candidato excessivamente moderado.

Com isso ele chegou a ganhar a os caucus de estados como Louisiana, Iowa, Oklahoma, Tennessee, Alabama e Mississipi.

No momento, Romney lidera com ampla vantagem a disputa que definirá o candidato do partido. O ex-governador tem 648 delegados, enquanto Santorum tinha apenas 264. Para obter a nomeação do partido na convenção que será realizada e agosto, o pré-candidato precisa somar pelo menos 1.144 delegados.