Abuso

Presidente da Espanha condena cartola que beijou jogadora: ‘Muito a avançar sobre respeito entre mulheres e homens’

Pedro Sánchez considerou gesto inaceitável e disse que pedido de desculpas foi insuficiente

Fifa
Fifa
Festa espanhola: seleção ganhou seu primeiro título mundial após derrotar a Inglaterra

São Paulo – O presidente da Espanha, Pedro Sánchez, se manifestou sobre o “cumprimento” dado pelo presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, que beijou a jogadora Jenni Hermoso, na boca, durante a comemoração pela conquista da Copa do Mundo, no último domingo (20). Para ele, foi um gesto inaceitável.

“As jogadoras fizeram tudo para ganhar, porém alguns comportamentos, como o do senhor Rubiales, mostram que em nosso país ainda resta muito caminho por percorrer em matéria de igualdade e respeito entre mulheres e homens”, declarou o presidente espanhol em entrevista coletiva. O cartola relutou, mas acabou pedindo desculpas, aparentemente a contragosto. “Sua declaração de pedido de desculpas é insuficiente, tem que ser muito mais claro e contundente”, disse Sánchez. Ele pediu aos espanhóis que fiquem “com a parte boa de todo o processo esportivo”.

Rubiales beija Jenni Hermoso: cartola relutou em pedir desculpas (Reprodução)

Foi o primeiro título mundial da Espanha, na nona edição do Mundial. O time venceu a Inglaterra, atual campeã europeia, por 1 a 0. Pela primeira vez, a competição, disputada simultaneamente na Austrália e Nova Zelândia, teve 32 seleções. Até então, eram 24.

Abuso durante um ato oficial

O tradicional El País também criticou o dirigente, em editorial. Para o jornal, ele simplesmente considerou que “podia permitir-se esse abuso com uma subordinada durante um ato oficial, sem ter nem remotamente em conta como podia sentir-se a futebolista, e sem nem sequer considerar que não pode invadir o espaço de uma mulher sem seu consentimento”.

Natural de Madri, Jennifer Hermoso Fuentes, 33 anos, é a atleta mais experiente da seleção. Desde o ano passado, defende o Pachuca, do México. Antes, atuava pelo Barcelona.


Leia também


Últimas notícias