Obama espera que o Brasil reconheça novo governo de Honduras, diz embaixador

Ao tomar posse, diplomata diz que relação do Brasil com Irã não causa constrangimento; presidente americano deve visitar Lula no segundo semestre

O novo embaixador dos EUA no Brasil, Thomas Shannon, concede entrevista à imprensa, após ser oficializado no cargo pelo presidente Lula (Foto: Marcello Casal Jr./ABr)

Brasília – O novo embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, disse nesta quinta-feira (4) que o president Barack Obama espera que o Brasil reconheça o novo governo de Honduras e ajude a reintegrar o país na Organização dos Estados Americanos (OEA). “A nossa esperança (do governo americano) é que todos os países encontrem a eleição de Porfirio “Pepe” Lobo como saída e reintegração [de Honduras] na Organização dos Estados Americanos”, disse Shannon, ao tomar posse.

 Ainda segundo o diplomata, a aproximação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o iraniano Mahmoud Ahmadinejad não causa constrangimento aos Estados Unidos. “O Brasil é soberano e vamos respeitar suas posições”, afirmou, acrescentando que o governo americano se preocupa com “o programa nuclear do Irã e sua falta de transparência, a política do governo iraniano sobre direitos humanos e maneira como obriga à prática da religião (muçulmana) no país”.

Como parte de uma estratégia de ampliação das relações entre os dois países, o presidente Obama deverá visitar o Brasil até meados do segundo semestre.

Com informações da Agência Brasil