Hillary Clinton tem coágulo entre o cérebro e o crânio

Problema surgiu após desmaio seguido de queda no mês passado

A secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton (Foto: David W. Cerny/Reuters)

São Paulo – A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, foi diagnosticada com um coágulo de sangue entre o cérebro e o crânio, decorrente de uma queda ao desmaiar no dia 15 de dezembro.

Ao ser internada no domingo (30) no Hospital Presbiteriano de Nova York, Hillary passou a receber anticoagulantes. A secretária de Estado permanecerá sob observação nas próximas 48 horas para avaliar sua reação ao tratamento e outros problemas médicos relacionados com a contusão que sofreu, afirmou o seu assessor Philippe Reines.

Hillary, de 65 anos, manteve um ritmo e uma agenda muito ativa de viagens ao exterior como chefe da diplomacia norte-americana. Tinha sofrido um desmaio no dia 15 de dezembro por causa de um problema estomacal que lhe causou desidratação e enfraquecimento.

Por causa desses problemas de saúde, Hillary cancelou suas viagens ao exterior e seu pronunciamento ao Congresso no qual debateria as circunstâncias do ataque terrorista contra o consulado dos EUA em Benghazi (Líbia), no dia 11 de setembro.

Apesar da reeleição do presidente Barack Obama em novembro, Hillary deixou claro que não continuará à frente do Departamento de Estado neste segundo mandato. Ela será substituída por John Kerry.

Também negou várias vezes ter interesse em se candidatar à Presidência do país em 2016.