Gruta Municipal de Limeira

(Foto: Lauany Rosa) A Gruta Municipal, mais conhecida como Gruta da Praça, foi inaugurada em meados de 1920. Originalmente construída para servir de coreto, a gruta tem autoria de Octávio […]

(Foto: Lauany Rosa)

A Gruta Municipal, mais conhecida como Gruta da Praça, foi inaugurada em meados de 1920. Originalmente construída para servir de coreto, a gruta tem autoria de Octávio Monti e sua arquitetura tem características maneiristas, como o capricho dos detalhes e uma arte com labirintos, proporções diferenciadas e uma atmosfera que proporciona tensão permanente e aproximação com a natureza.

O projeto arquitetônico da gruta retrata um castelo medieval, com um labirinto traçado sobre a cúpula. Sua construção reproduz desenhos com inúmeras representações antigas como as que aparecem em moedas gregas de Knossos, que eram utilizadas entre o século I a.C. e VI a.C. Muito se fala sobre a sua simbologia, porém entre as duas versões mais famosas estão a de que ela é símbolo de paz, pois foi construída como um monumento para celebrar o final da Primeira Guerra Mundial; e símbolo de amor, pois é utilizada como ponto de encontro de casais apaixonados.

Entre os anos de 1946 e 1967 funcionaram no interior da gruta um bar, um café e uma bomboniere. Reformada em 1990, ela teve seu exterior revestido de pedras e o interior reforçado com tijolos. A gruta possui dois andares, e na parte superior é possível apreciar a vista da Praça Toledo Barros, onde está localizada. Atualmente é utilizada como lanchonete.

Informações Gruta Municipal:
Praça Toledo Barros – Centro – Limeira/SP