Eleição potiguar

Rio Grande do Norte: Robinson Faria vence presidente da Câmara

Vice-governador, de 54 anos, do PSD, vai exercer titularidade do Executivo pela primeira vez após derrotar Henrique Eduardo Alves, que fica sem mandato após 44 anos

www.facebook.com/robinsonfariaoficial

São Paulo – O candidato do PSD ao governo do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), foi eleito hoje (26) para exercer mandato pelos próximos quatro anos. Com 94,34% das urnas apuradas, ele obteve 54,42% dos votos válidos, contra 45,58% do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB).

O resultado marca virada sobre o ocorrido no primeiro turno, quando Alves obteve 47,34%, frente a 42,04% de Faria.

Brancos e nulos chegaram a 15,85% e as abstenções, a 17,66%.

Robinson Faria, 54 anos, é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Iniciou sua carreira política em 1986, quando foi eleito o deputado mais jovem do estado. Foi por duas vezes o parlamentar potiguar mais bem votado.

Faria exerceu o cargo de deputado estadual por 26 anos. Em 2010, foi eleito vice-governador na chapa de Rosalba Ciarlini no Rio Grande do Norte. Um ano depois, foi nomeado secretário de estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos.

Nesta eleição, bateu um político que entrou na disputa como favorito. Nascido no Rio de Janeiro em 1948, Henrique Eduardo Lyra Alves (PMDB) é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira política por influência da cassação do pai, Aluísio Alves, a partir do AI-5, em 1968. Ele se filiou ao extinto Movimento Democrático Brasileiro (MDB), e um ano depois foi eleito deputado federal, cargo que exerce até hoje, no seu 11º mandato. Esteve filiado ao PP entre 1980 e 1982. Henrique Alves disputou a prefeitura de Natal duas vezes, em 1988 e em 1992, sendo derrotado em ambas as tentativas. É o segundo deputado federal com mais mandatos no país, perdendo apenas para Manoel Novaes, com 12, e empatado com Ulysses Guimarães.

 

Leia também

Últimas notícias