PSDB

Marconi Perillo é eleito para quarto mandato como governador de Goiás

Alvo de acusações de conexão com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, político do PSDB consegue mais quatro anos à frente do Executivo goiano com vitória tranquila sobre Iris Rezende, do PMDB

Wilson Dias/ Agência Brasil

Perillo, que já havia dito dois mandatos no Executivo estadual, agora emplaca mais dois

São Paulo – O governador Marconi Perillo, do PSDB, foi reeleito hoje (26) para um novo mandato à frente de Goiás. Ele atingiu 57,44% dos votos válidos, ante 42,56% de Iris Rezende, do PMDB. Brancos e nulos somaram 10,17% a as abstenções a 21,53%.

Marconi Ferreira Perillo Junior nasceu no município de Palmeiras de Goiás em março de 1963.  É formado em direito pela Faculdade Alves Faria, depois da criação irregular de uma turma exclusiva para Perillo e sua mulher. Filiado ao PMDB, iniciou sua carreira política na década de 1980 como presidente da juventude do partido no estado e, posteriormente, assumiu a nacional.

Em 1990, conquistou seu primeiro cargo eletivo, quando foi eleito deputado estadual. Quatro anos depois, trocou o PMDB pelo extinto Partido Popular (PP) e se elegeu deputado federal. Deixou seu partido no ano seguinte migrou para o PSDB, onde seria eleito governador em 1998, batendo o favorito Iris Rezende, do PMDB. Quatro anos depois, Perillo confirmou sua popularidade e garantiu a reeleição no primeiro turno, ao derrotar o peemedebista Maguito. Em 2006, venceu Ney Moura, no PMDB, na disputa por uma cadeira no Senado. Na eleição seguinte para o Palácio das Esmeraldas, voltou a superar Iris Rezende, a quem bate mais uma vez.

Seu mandato atual esteve marcado por denúncias de ligação com o bicheiro Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, acusado, entre outras irregularidades, de ser participante de um esquema de desvio de recursos públicos e fraudes em licitações por meio de construtoras.

Leia também

Últimas notícias