Sem licença ambiental, leilão de energia para 2014 é adiado

Rio de Janeiro – A falta de licença ambiental cancelou o leilão de projetos novos de energia para entrega em 2014, o chamado A-5, previsto para ocorrer no dia 21 […]

Rio de Janeiro – A falta de licença ambiental cancelou o leilão de projetos novos de energia para entrega em 2014, o chamado A-5, previsto para ocorrer no dia 21 de dezembro. Este é o segundo cancelamento do leilão, antes marcado para 17 de dezembro.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, o cancelamento se deve à frustração da obtenção de licenciamento ambiental prévio para sete hidrelétricas, que somam 905 megawatts de potência instalada. Sem elas, o leilão seria dominado por usinas térmicas, mais poluentes.

Na terça-feira, o ministério informou que adiou para 2010 a decisão sobre a 11ª rodada de blocos de petróleo e gás natural, também por pendências ambientais, desta vez relativas à exploração de petróleo e gás natural na bacia dos Solimões, na Amazônia.

O ministério ressaltou em seu site que o cancelamento do A-5 não afetará a segurança do suprimento de energia elétrica no sistema, que contará com a contratação de energia de reserva de fonte eólica, em leilão previsto para 14 de dezembro.

Segundo ainda o ministério, a demanda das distribuidoras ficou abaixo das expectativas, “permitindo seu atendimento pela energia a ser contratada no leilão A-3, em 2011”.

Fonte: Reuters