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Pesquisa diz que população negra soma renda de R$ 1,46 trilhão no Brasil

Total representa a soma do principal rendimento bruto mensal da população autodeclarada preta e parda, multiplicada por 13 meses

(nosheep/pixabay)
(nosheep/pixabay)

São Paulo – A pesquisa Consumidores Negros, realizada pela Preta Hub/Instituto MAS Pesquisa/Oralab, revelou que a população negra no Brasil soma uma renda total de R$ 1,46 trilhão. O estudo foi elaborado dentro do “Projeto Sintonia com a Sociedade”, da Rede Globo, e encomendo pela emissora. O resultados foram apresentados no Festival Negritudes, evento realizado na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, por ocasião do Dia da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira (20).

O total representa a soma do principal rendimento bruto mensal da população autodeclarada preta e parda, multiplicada por 13 meses, ou seja, considerando-se o 13º salário. A base foi a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do IBGE, de 2022.

Diversidade

Segundo Jefferson Mariano, analista técnico do IBGE e integrante da equipe que realizou a pesquisa, o R$ 1,46 trilhão é o volume que circula por ano pelas mãos de consumidores negros e negras no Brasil. Mariano destaca, ainda, que o valor poderia ser superior, pois há cerca de 1,4 milhão de trabalhadores negros que possuem uma segunda fonte de renda. Coordenador do Oralab, o estrategista de marca Raoni Cusma observa que essa quantia circula em mãos de negros que não formam “um bloco único e singular”, e ressalta que a potência desse consumidor está justamente em sua diversidade.

“Essa pesquisa vem afirmar que vivemos um outro momento do movimento negro, no qual se insere o afro consumo e suas mais variadas fases, dentre as quais o audiovisual. A população negra é a que mais consome produção de streeming e a Rede Globo foca este mercado de trilhões de consumo”, afirma Adriana Barbosa, CEO da Preta Hub, e Fundadora da Feira Preta – o maior evento de cultural e de Afro consumo da América Latina.