Para Obama, mercado financeiro deve se adaptar

São Paulo – Em discurso feito nesta quinta-feira (22), para falar de sua proposta de reforma do setor financeiro, o presidente Barack Obama pediu aos executivos de Wall Street que […]

São Paulo – Em discurso feito nesta quinta-feira (22), para falar de sua proposta de reforma do setor financeiro, o presidente Barack Obama pediu aos executivos de Wall Street que somem forças nas mudanças em vez de lutar contra elas. Ele convidou os responsáveis pelo mercado financeiro a participar, “por necessidade, interesse ou patriotismo”, ao que chamou de maior regulação feita nos últimos 70 anos. E argumentou que essa intervenção é imprescindível para evitar catástrofes como a recente crise econômica mundial.

Ao mesmo tempo em que destacou a importância do setor financeiro, Obama disse que “o livre mercado não é uma carta branca para fazer o que der vontade”. E acrescentou: “Alguns em Wall Street se esqueceram que por trás de cada dólar que eles negociam há uma família que tenta comprar uma casa, pagar os estudos, abrir um negócio ou economizar para a aposentadoria”.