Indústria retoma consumo de energia registrado antes da crise econômica

Setor puxa alta, o que indica aquecimento da economia

Brasília – O consumo de energia elétrica das indústrias brasileiras cresceu 13,2% em abril, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o consumo industrial ficou em 15 mil gigawatts-hora pelo segundo mês consecutivo, o que demonstra a retomada definitiva do patamar de consumo do período pré-crise.

O consumo de energia elétrica total do país em abril superou em 9,1% o registrado no mesmo período do ano passado, segundo a Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, divulgada nesta quarta-feira (26) pela EPE. O total consumido no mês passado foi de 35,6 mil gigawatts-hora.

“O Sudeste registra o maior crescimento, resultado que está relacionado, em grande parte, à retomada da produção dos setores extrativo mineral (principalmente minério de ferro) e siderúrgico”, diz a EPE. Desta forma, no Espírito Santo e em Minas Gerais, Estados onde é forte a presença de indústrias desses ramos, os crescimentos foram de, respectivamente 63,6% e 24,5%.

O consumo residencial de energia elétrica cresceu 7,7% em abril deste ano, em relação ao ano passado. As principais razões para tal crescimento estão relacionadas ao aumento da renda e do crédito, que refletiu na compra e uso de aparelhos eletrodomésticos, e ao aumento da base de consumidores.

Além disso, o estudo indica que as temperaturas mais elevadas nos primeiros meses deste ano contribuíram para aumentar o consumo das famílias no primeiro quadrimestre. Nos quatro primeiros meses de 2010, o consumo médio mensal atingiu 162 quilowatts-hora (kWh) por residência, valor 4,5% superior ao do mesmo período de 2009.

O consumo comercial de eletricidade aumentou 5,7% em abril, na comparação com o ano passado, com destaque para os estados das regiões Norte e Nordeste. Segundo o estudo, os estados nordestinos tiveram a implantação de novos pontos comerciais com alto padrão de consumo.

Fonte: Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias