Empreendedores comemoram formalização

Impossibilidade para emissão de nota fiscal reduz chances de trabalho. Para presidente do PT, resultados do programa serão equivalentes aos de uma reforma tributária

Geílzo: “Meu sonho é ser um grande empresário” (Foto: Paulo Pepe)

São Paulo – Os resultados do Programa Empreendedor Individual, aliados à lei da Micro e Pequena Empresa, são conquistas que equivalem a uma grande reforma tributária. Essa é a opinião do presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) e ex-ministro da Previdência, o deputado federal Ricardo Berzoini, que esteve na Quadra dos Bancários nesta segunda-feira (17) para o mutirão de formalização. Só no primeiro dia, 250 pessoas foram atendidas.

“Além disso, são iniciativas que beneficiam principalmente os trabalhadores da base e as micro e pequenas empresas, que são quem gera a maior parte dos empregos no país”, disse.

O fotógrafo de casamentos e formaturas Mauricio Dias Soares saiu da Quadra com um sorriso no rosto. “Já perdi muitos trabalhos que pediam nota fiscal por não ter CNPJ. Agora posso ir a grandes empresas oferecer meus serviços”, afirmou, após ter registrado a M & M Foto e Vídeo como uma das mais novas empresas brasileiras.

Foi isso também que levou ao mutirão Geílzo Gonçalves de Arruda, dono de uma mercearia em São Bernardo do Campo. “Meu sonho é ser um grande empresário, e isso só é possível pelos meios legais. Da forma como trabalhei até hoje, não posso nem fazer pedidos para indústrias, por conta da falta de CNPJ. E não posso contratar um empregado quando meu negócio crescer. Isso sem falar no medo da fiscalização. A coisa também fica bem mais complicada quando quero dinheiro emprestado e não tenho documentação para mostrar no banco”, diz.

O motorista autônomo Devanir Miano também participou do mutirão e lamenta as oportunidades perdidas por não ter condições de emitir nota fiscal. “A gente quer trabalhar certinho, né? Além disso, agora vai ficar mais fácil conseguir um empréstimo para comprar uma perua nova”, comemorou.

Segundo o ministro da Previdência, José Pimentel, que participou do ato de lançamento na Quadra, quase 900 mil pessoas já acessaram o site desde que ela foi ao ar, há apenas 40 dias. “No primeiro dia, tivemos 12 mil acessos simultâneos, o que travou nossos computadores, pois não esperávamos tanta procura. Precisamos de alguns dias para estruturar melhor as possibilidades de acessos simultâneos”, disse.

Bancários fazem atendimento em SP e Osasco

A partir de 25 de agosto, as inscrições poderão ser feitas também nas regionais do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, que vão contar com profissionais capacitados para orientar sobre o preenchimento dos dados no site e para esclarecimento de outras dúvidas. Confira os endereços e telefones das regionais.

A iniciativa é do sindicato com a Central Única dos Trabalhadores (CUT-SP) e o Ministério da Previdência. Para Luiz Cláudio Marcolino, presidente do Sindicato dos Bancários, um dos papéis do sindicato é facilitar este acesso à população e ajudar na proteção ao trabalhador. “O trabalhador precarizado puxa a média salarial de todas as categorias para baixo e está sem as devidas proteções previdenciárias a que tem direito, por isso a formalização é importante, já que garante e protege o trabalhador”, declarou.

Fonte: Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região