Atividade industrial paulista cresce 12,7% de janeiro a julho

A Fiesp prevê alta de 11% este ano; alguns setores já retomaram níveis de produção anteriores à crise

São Paulo – Com alta de 0,6% de junho para julho, após dois meses em queda, a atividade industrial paulista acumula crescimento de 12,7% no ano, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (26) pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pelo Centro das Indústrias (Ciesp). Foi o melhor resultado para o período na série histórica, superando os 12,2% de expansão em 2004.  O diretor de Economia das entidades, Paulo Francini, estima que o indicador deverá fechar 2010 com alta em torno de 11%.

“Os três primeiros meses do ano foram exuberantes. Depois, o período de ressaca acabou representando uma acomodação da atividade e, agora, tudo voltou ao normal, como nós prevíamos”, disse Francini. Como período de “ressaca”, entenda-se os meses imediatamente posteriores ao fim da redução do IPI.

Sem o ajuste sazonal, a alta mensal foi de 2,6%, no melhor resultado para o mês em cinco anos, excluído 2009 (4,6%). A Fiesp lembra que o resultado do ano passado “carrega o efeito da retomada pós-crise”.

De acordo com os indicadores, seis dos 17 setores pesquisados já operam acima do nível pré-crise, com destaque para alimentos e bebidas, produtos químicos, petroquímicos e farmacêuticos e minerais não-metálicos.

Na comparação de julho com igual mês de 2009, a produção cresce 7,2%. No acumulado em 12 meses, o nível de atividade sobe 6,7%.