Companhia teatral lança projeto de teatro ecológico nesta 4ª

(Foto: Divulgação) São Paulo – A companhia “Teatro Silva” lança nesta quarta-feira (10) o projeto de um teatro ecológico, no bairro de Tucuruvi, zona norte de São Paulo. “Construir um […]

(Foto: Divulgação)

São Paulo – A companhia “Teatro Silva” lança nesta quarta-feira (10) o projeto de um teatro ecológico, no bairro de Tucuruvi, zona norte de São Paulo.

“Construir um teatro é normal. Mas é preciso ir mais longe e impactar com o exemplo. Por isso, decidimos construir um teatro com enfoque ecológico”, explica Sandro Baal Demarÿ, diretor do grupo.

O teatro para 200 pessoas será construído com materiais alternativos e concepções arquitetônicas diferenciadas, conta Demarÿ. O projeto inclui telhado verde, superadobe, captação de água e energia e horta orgânica. “Nosso objetivo cultural é criar condições para incluir o Tucuruvi no meio cultural de São Paulo e levar o teatro a pessoas que nunca viram ou não têm acesso a espetáculos”, diz o diretor do grupo. Do ponto de vista ambiental, o grupo quer “representar um mundo melhor, construindo”, argumenta Demarÿ.

Além de atender o próprio grupo, o teatro terá estrutura interna flexível para receber diversos tipos de programação cultural.

Superadobe

Nesta técnica de construção as paredes são erguidas com sacos preenchidos com subsolo local.

Um pedaço do saco é cortado no comprimento desejado e vai sendo preenchido com terra através de um funil. Assim vão sendo formadas as “fiadas” que depois são apiloadas e cobertas por outra fiada, sucessivamente, até a parede ser completamente erguida.

A técnica é extremamente econômica, pois grande parte do material da construção consiste de terra e pode ser proveniente do próprio local.

A terra é também um excelente isolante natural, resultando em economia nos gastos com refrigeração e aquecimento.

Essa técnica de construção  foi desenvolvida nos anos oitenta pelo Iraniano radicado nos Estados Unidos, Nader Khalili.

A estimativa do Teatro Silva é de que a obra custe 25% do valor de um teatro convencional e entre em funcionamento até dezembro. A concessão do local está em andamento graças a uma parceria estabelecida com a Subprefeitura Santana-Tucuruvi. Pesquisadores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo são responsáveis pelo projeto.

Enquanto o teatro não está pronto, o grupo se apresenta em escolas da região. “Preparamos e montamos espetáculos com alunos de escolas públicas para apresentar nas próprias escolas”, afirma. 

“Quem participa das atividades teatrais além de ser bom aluno, tem de ter força de vontade para estudar teatro e ensaiar muito”, avisa Demarÿ.

O lançamento do teatro ecológico ocorre no auditório da subprefeitura de Santana-Tucuruvi, à avenida Tucuruvi, 808, às 19h30min. Mais informações no site do Teatro Silva.

Leia também

Últimas notícias