Resiste Amor em SP

Baixo Augusta, sob a majestade de Alessandra Negrini, ovaciona Boulos como ‘prefeito’

O Acadêmicos do Baixo Augusta celebrou 15 anos de carnaval com desfile pelo centro de São Paulo. Folião e frequentador, Boulos marcou presença

Foto Elineudo Meira
Foto Elineudo Meira
Pré-candidato à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (Psol). Boulos foi ovacionado pelos presentes, aos gritos de "prefeito, prefeito"

São Paulo – O carnaval 2024 começa oficialmente no sábado (10), mas a folia já começou. Em São Paulo, por exemplo, 180 blocos levaram milhões às ruas no pré-carnaval oficial. Alguns blocos isolados ainda estão previstos para a semana, com uma explosão de eventos a partir da próxima sexta-feira (9). O fim de semana foi tomada por grandes blocos. Entre eles, o Acadêmicos do Baixo Augusta, que ocupa o centro da capital há mais de uma década.

O desfile do Baixo Augusta contou com a presença de um público amplo e diverso. À frente da bateria, a rainha do bloco, a atriz Alessandra Negrini. Nos cordões, o público dividia espaço e alegria com nomes que vão da atriz Marisa Orth, do músico Criolo a até o agora ex-secretário nacional de Segurança Pública Augusto Botelho, e o deputado federal, pré-candidato à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (Psol). Ele foi ovacionado pelos presentes, aos gritos de “prefeito, prefeito”.

Embora em pré-campanha, Boulos não estava lá em evento eleitoral. O líder de movimentos sociais é presença constante no Baixo Augusta. Entusiasta do centro, não é raro encontrar Boulos em blocos de carnaval pela cidade ou até mesmo em lanchonetes dos entornos da Rua da Consolação e da Praça Roosevelt. No pleito deste ano, Boulos lidera uma frente ampla que trouxe a ex-prefeita Marta Suplicy de volta ao PT após um histórico de atritos. Ex-prefeita mais bem avaliada da história da cidade, Marta será vice na chapa com Boulos.

Baixo Augusta progressista

O Acadêmicos do Baixo Augusta completa 15 carnavais. Ao longo destes anos, nunca escondeu o viés progressista. Músicas e desfiles celebram a democracia e, durante os tempos de governo Jair Bolsonaro (PL), deixou clara a mensagem de resistência. Neste ano, o tema foi Resiste Amor em SP. Além da rainha Alessandra Negrini, o desfile contou com o porta-estandarte Marcelo Rubens Paiva e a diva Thelminha Assis, entre outros.

Evidenciando o viés contrário ao extremismo, a emissora Jovem Pan, que já foi identificada como porta-voz do bolsonarismo, não conseguiu credencial para a cobertura. A organização do Baixo Augusta teve que escoltar membros da emissora para evitar hostilidades do público avesso às ideias contrárias à celebração cultural de diversidade, bandeiras do desfile do bloco.