Vira, vira, virou!

Holanda 2 x 1 México: Laranjas buscam resultado no fim e estão nas quartas

Assim como Chile, México jogou como nunca e perdeu como sempre. Holanda espera vencedor de Costa Rica x Grécia

GEORGI LICOVSKI/EFE

Os milagres de Ochoa não foram suficientes para barrar a Laranja Mecânica

A terceira virada da Holanda em quatro jogos mostra o quanto este é um adversário duro de bater. O México jogou uma partida excelente, dominando o meio campo e levando muito perigo ao gol de Cillessen. Prevaleceu a tradição da camisa laranja e a capacidade do atacante Robben de criar situações incômodas para as defesas que enfrenta. Foi ele quem sofreu o pênalti aos 46 minutos do segundo tempo, lance que definiu o placar final de 2 a 1 para a Holanda.

Durante todo o início do jogo, quem busca o gol é o México, inclusive com o primeiro chute, de fora da área, aos 2 minutos de partida. A Holanda, como tem sido o seu padrão, mantém-se fechada na defesa aguardando a oportunidade de dar o bote com seus rápidos contra-ataques. Outra grande chance vem aos 16. Geovani dos Santos recebe ao lado da trave direita, dribla e toca pra trás, jogada termina com chute perigosíssimo, que passou raspando na trave de Cillessen.

Parece que o susto serviu para atiçar um pouco a Holanda, que resolveu buscar o gol com sua incrível dupla de atacantes, Robben e Van Persie. Time passa a reter mais a posse de bola, que não era sua prioridade no início, invertendo o percentual (56 a 44) que dava vantagem aos mexicanos no início da partida. Mas a principal força da Holanda ainda é ficar à espreita do erro adversário. Os laranjas chegam em duas oportunidades no final do primeiro tempo, uma delas um possível pênalti não marcado em Robben.

O segundo tempo começou mais vigoroso, e logo aos 2 minutos, a bola sobra fora da área para Giovani dos Santos, que chuta forte no canto, Cillesen se estica, mas apenas para embelezar a foto. Não dá mais para a Holanda esperar na toca, tem que buscar o empate. Até então, México ganhava nos chutes a gol de 8 a 2.

Robben começa a cair pela direita e cria boas chances, porém Ochoa fecha o gol, mostrando por que é o goleiro menos vazado na competição. O arqueiro faz milagre numa chute na cara do gol do zagueiro de Vrij e também em chute de Robben em entrada pela direita.

A partir de 35 minutos do segundo tempo, o quadro do início se inverteu completamente. É a Holanda que ataca com força total e os astecas procuram aproveitar o contra-ataque. Mas aos 42 minutos, Sneijder aproveita uma sobra e encaixa um canudo indefensável da entrada da área.

Tudo igual no placar, pressão da Holanda permanece a mesma. Aos 46, Robben, dribla Rafael Marquez junto à linha de fundo e é derrubado na área. Pênalti bem marcado. Huntelaar, que entrou no lugar de Van Persie, cobra com perfeição no canto oposto ao de Ochoa.

México ainda tenta levar todo o seu time ao ataque, mas já era tarde demais. Partida termina e mexicanos ficam aos prantos, vendo escapar das mãos uma classificação para as quartas de final que esteve tão próxima de acontecer. Ochoa, indicado como melhor jogador da partida, é cumprimentado pelos craques holandeses Robben e Van Persie.

A Holanda agora disputará as quartas de final com o vencedor de Costa Rica e Grécia. Partida acontecerá no próximo sábado, às 17h, em Salvador, na Fonte Nova.